fevereiro 07, 2019

O Mundo precisa que sejamos Luteranos

Redeemer Lutheran Church, Fort Wayne, Indiana LCMS

Por Matthew J. Garnett

Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. (1 Coríntios 1:18)

Eu não posso imaginar as palavras de São Paulo aqui sendo mais verdadeiras do que são para a igreja luterana a que assisto todos os domingos. Entre naquele lugar durante um culto e você verá homens vestidos com o que só pode ser descrito como togas com faixas coloridas, movendo as mãos de formas estranhas e fazendo o que parecem ser declarações arrogantes como "Eu perdoo todos os seus pecados". Isso ocorre enquanto as pessoas da congregação se curvam e se ajoelham e fazem coisas estranhas com as mãos em resposta aos homens coloridos que dirigem o culto.

Para ter certeza, houve um tempo em que eu teria inequivocamente rotulado tudo isso de “insensatez”. Mas agora, como alguém que tentou de tudo, do fundamentalismo cristão à feitiçaria, devo dizer que adoro isso. Uma vez foi tolo; agora é genuíno, significativo e, na verdade, divinamente poderoso.

Por que eu precisava de luteranos

Quando eu digo "Eu tentei de tudo", isso é um grande eufemismo. Por exemplo, a maneira como eu "tentei" o fundamentalismo foi adotar todas as suas doutrinas e fazer o meu caminho sendo um de seus clérigos. Tomei minha decisão por Cristo, fui batizado e parei de beber, mascar tabaco e sair com garotas que não eram do grupo. Eu levei a responsabilidade de "ganhar almas" muito a sério. Se afinal de contas eu não fizesse a minha parte para ganhar almas, as pessoas poderiam ir para o inferno sob os meus cuidados.

Como pastor "ganhador de almas", dei palestras sobre rock, comédia e auto-ajuda para atrair pessoas de fora. Deus seja louvado, batizamos muitas pessoas nesse esforço. Alguns ainda têm fé até hoje. Infelizmente, a maioria não.

Me encontro entre aqueles que perderam a fé. Parece-me axiomático, agora, que aqueles que levam a sério tudo o que o fundamentalismo evangélico ensina vão quebrar esse tipo de pressão. Para colocá-lo em termos luteranos, é um ambiente de lei total. Minha reação a isso não foi buscar o Evangelho, mas fugir da Lei correndo para o mundo eclesiástico à esquerda. Eu também não encontrei paz lá. Acontece que os cristãos liberais que encontrei tinham mais regras e tabus do que os fundamentalistas. A única diferença foi que eles inventaram suas próprias regras.

Multiplamente atacado. No mundo evangélico, o Evangelho não foi ensinado adequadamente. No mundo protestante da linha principal, a Lei era distorcida e mutilada.

Eu estava procurando honestamente por respostas em todos os lugares errados. Depois de uma vida inteira buscando a verdade na “ponta” do pensamento religioso e achando essas experiências totalmente vazias, as respostas vieram quando eu finalmente concordei com o fato de que a Sagrada Escritura, compreendida através das Confissões Luteranas e vivida nas tradições da Igreja, seguravam as chaves que podiam abrir a porta. Descobri que a solução não era "tornar-se novo", mas "envelhecer", tão antiga, antiga e tradicional quanto possível, ao mesmo tempo em que evitava as minas terrestres da Roma medieval e do Oriente.  Voltando com Lutero e os reformadores aos Padres da Igreja e ao texto bíblico.

Agora, quando aquele homem (meu pastor, a quem uma vez pensei ser tolo), põe as mãos sobre minha cabeça e me diz que meus muitos pecados estão perdoados, quando ele me ensina como ser um homem melhor direto da Sagrada Escritura, fundada no poder do Evangelho; quando ele coloca o corpo e o sangue de Cristo em minha boca e Suas palavras em meus ouvidos - bem, a loucura da cruz agora se tornou “o poder de Deus” para mim.

É reconfortante além da compreensão saber que o Senhor trouxe a mim e minha família para casa em segurança. Apesar de todos os meus melhores esforços para ficar no chiqueiro da vida e comer vagens de feijão, o Espírito Santo, desafiando minha própria razão e força, me acolheu de volta à casa de meu pai usando o que parece ser loucura para o mundo: a tradição luterana. . Agora, todos os domingos em Sua casa, os dons de Cristo nos esperam em Seu altar de graça e favor imerecidos, e nós participamos sabendo que no dia de Seu reaparecimento celebraremos a festa de casamento do Cordeiro, cujo reino não terá fim!

E, se você me perguntar, não é uma maneira ruim de passar uma vida... e uma eternidade, na verdade!

Por que o mundo precisa de luteranos

Como a liturgia que agora eu tanto amo, “a palavra da cruz é loucura para aqueles que estão perecendo, mas para nós que estamos sendo salvos, é o poder de Deus”.

Para os luteranos em nosso atual contexto cultural e religioso, o Evangelho de Cristo crucificado para o perdão dos pecados, tecido em toda a nossa vida litúrgica, é um tipo singular de loucura, mais amado em nossos corações do que a cerimônia mais significativa. Nós realmente cremos que o pão e o vinho da Ceia são o Corpo e Sangue de Jesus Cristo para o perdão dos pecados. Cremos que a água unida com a palavra de Deus nos salva do inferno e nos concede a adoção no reino dos céus. Cremos que simples palavras - “a palavra da cruz” - têm o poder de nos resgatar do mal, salvar nossas almas e nos ajudar a começar novamente a obedecer aos mandamentos da Sagrada Escritura.

Vale a pena este evangelho ao qual nos apegamos como luteranos parecer um pouco tolo. Então eu digo a vocês, meus irmãos e irmãs: Não tenham medo de serem luteranos... da maneira luterana! É o que eu precisava. É o que minha família precisava.

Estou convencido de que aqueles que estão salvando a si mesmos não precisam do show pop-evangélico de fumaça e luz. Eles precisam de música rica e tradicional e liturgia, com uma linda cerimônia. Eles não precisam que sejamos libertinos em nossa ética e moral - ou para serem alimentados com a mensagem antinômica "tudo é graça" tão comum entre nós aqui na América. Eles tiveram sua vida como hedonistas. Eles precisam de instruções inabaláveis ​​extraídas destemidamente da Sagrada Escritura. Eles não precisam de pastores para ser uma combinação de Jerry Seinfeld e Tony Robbins, dizendo-lhes como ter “sua melhor vida agora”. Eles precisam da simplicidade e pureza do evangelho de Jesus Cristo para que o perdão de seus pecados seja colocado em seus ouvidos, e em seus lábios e frontes com franca pregação, pão, vinho e água.

***

Matthew J. Garnett é marido de Jennifer, pai de dois filhos, membro da Redeemer Lutheran Church em Fort Wayne, Indiana.

5 comentários:

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.