agosto 26, 2019


Gritam em voz alta que aqueles que não aprovam o sacerdócio dos papistas pervertem toda a ordem da igreja, que com infinita confusão prostitui o ministério a qualquer pessoa comum (algo que Tertuliano atribui aos hereges) [...], com o resultado de que não há autoridade ou dignidade do ministério, etc.

Portanto, primeiramente essa calúnia deve ser eliminada. Agora, anabatistas e entusiastas são devidamente desaprovados, visto usarem o ministério externo da Palavra e o sacramento completamente fora da igreja, ou imaginam que é inútil e desnecessário. Porque eles ensinam que novas e especiais revelações devem ser buscadas e esperadas por Deus sem o uso do ministério externo da Palavra e do sacramento, e que esse tipo de chamado, iluminação e conversão é muito mais excelente e digno de honra do que se usássemos o voz do ministério. E, de fato, é Deus por cujo poder, obra, eficácia, impulso e inspiração, tudo o que pertence ao chamado, iluminação, conversão, arrependimento, fé, renovação e, em suma, aos negócios de nossa salvação [...] Mas Deus providenciou um certo conselho de como quer dispensar essas coisas, não infundindo revelações novas e especiais, iluminações e movimentos nas mentes dos homens sem nenhum meio, mas através do ministério externo da Palavra. 

[...] Todos os cristãos são sacerdotes (1 Pedro 2: 9; Ap. 1: 6), porque eles oferecem sacrifícios espirituais a Deus. Todos podem e devem também ensinar a Palavra de Deus em seu próprio lar (Dt. 6: 7; 1 Co. 14:35). No entanto, nem todos devem arrogar para si mesmos o ministério público da Palavra e do sacramento. Porque nem todos são apóstolos; nem todos são mestres (1 Cor. 12:29), senão aqueles que foram designados para este ministério por Deus através de um chamado particular e legítimo (At 13: 2; Jr. 23:21; Rm. 10:15) . Isso é feito de forma imediata ou mediata. Paulo prescreve uma forma legítima de vocação que é feita pela voz da igreja (1 Tm. 3: 2-7; e Tito 1: 5-9). O próprio Cristo chamou certos homens para este ministério imediatamente, para mostrar que ele aprova o ministério daqueles que são eleitos e chamados pela voz da igreja de acordo com a regra prescrita pelos apóstolos ... A promessa que Deus realmente trabalhará efetivamente através do ministério daqueles que ensinam o Evangelho, que o Filho de Deus deseja preservar na igreja através do chamado perpétuo, como Paulo diz em Ef. 4: 8 e ss .: Ele ascendeu; Ele deu dons aos homens; e deu alguns para serem apóstolos, alguns profetas, outros evangelistas, outros, no entanto, pastores e mestres para aperfeiçoar os santos na obra do ministério, na edificação do corpo de Cristo. 

Para esse uso do ministério, que Deus instituiu e preserva na igreja, os homens devem ser guiados e ensinados que, por meio desse ministério, são oferecidas bênçãos eternas e, de fato, que Deus assim nos recebe, nos resgata do pecado e do poder do diabo e da morte eterna, e nos restaura a justiça e a vida eterna. Este ministério tem poder, divinamente concedido (2 Cor. 10: 4-6; 13: 2-4), mas circunscrito com certos deveres e limitações, a saber, pregar a Palavra de Deus, ensinar aos que erram, repreender aqueles que pecam, confortar os atribulados, fortalecer os fracos, resistir aos que falam contra a verdade, censurar e condenar falsos ensinamentos, censurar maus hábitos, dispensar os sacramentos divinamente instituídos, perdoar e reter pecados, ser um exemplo para o rebanho, orar pela igreja em particular e conduzir a igreja em orações públicas, encarregar-se de cuidar dos pobres, excomungar publicamente os teimosos e novamente receber aqueles que se arrependem e reconciliar com eles a igreja.

***

Bem-aventurado Martin Chemnitz, Exame do Concílio de Trento, Parte II, pp. 677-79

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.