agosto 09, 2019


por Rev. Benjamin Ball

É muito engraçado quando você procura algo com um propósito, e se depara com algo completamente diferente. Eu tive essa experiência hoje lendo Chemnitz: O exame do Concílio de Trento: Parte II, Seção III sobre a Missa. Chemnitz está respondendo ao Cânon VI de Trento "Se alguém diz que o cânon da Missa contém erros e, portanto, deve ser revogado, seja anátema". significado ”e pode citar vários Padres da Igreja para ajudar a provar seu caso. Ele argumenta que este cânon e as reivindicações dos papistas são "nebulosas e sem sentido" e pode citar vários Padres da Igreja para ajudar a provar seu ponto.

O que foi tão interessante para mim foram as citações que ele oferece e suas descrições do Culto Divino. Aqui estão seus comentários introdutórios, citações e depois eu intervirei.

É útil conhecer a história da antiguidade em relação às orações que eram costumeiras nas liturgias ou na celebração da Ceia do Senhor. A partir disso, muitas coisas podem ser julgadas quando comparamos, por um lado, o cânon papal e, por outro lado, a liberdade com a qual orações desse tipo foram usadas corretamente em nossas igrejas de acordo com a analogia da fé.

Justin diz, Apologia, 2, que depois de ler e interpretar as Escrituras, todos se levantam para orar e que, quando as orações terminam, o pão e o vinho são levados ao supervisor para que comece a ação da Ceia do Senhor. E nesta ação ele menciona louvor e glorificação através de orações e ações de graças. Quando terminam, as pessoas acenam e dizem: "Amém". "Depois da Comunhão", diz ele, "nós nos aconselhamos ao amor e à união fraterna; também damos ofertas para as quais os necessitados são ajudados. E no que é oferecido, bendizemos o Pai, o Criador de todas as coisas, através do Filho e do Espírito Santo ".

Em Irineu, Bk. 4, estas ofertas aos pobres com ações de graças pelo dom precedem a ação da Ceia do Senhor, “porque destes dons das primícias dos frutos da terra é tomado aquilo que através das palavras de Cristo recebe o chamado para ser o corpo e sangue de Cristo ”.

De acordo com Dionísio, orações e leituras são feitas a partir dos livros sagrados, e então os catecúmenos, os possuídos e os penitentes são ordenados a sair. Depois disso, eles pegam o pão e o cálice e a oração sagrada é feita. Depois disso, segue a Santa Comunhão, que termina com ação de graças”.

Agostinho, Carta n º 59, para Paulino, enquanto explica as palavras de Paulo em 1 Tim. 2: 1, sobre "súplicas, orações, intercessões e ações de graças", diz que na celebração dos sacramentos as orações são feitas antes de ser abençoado o que está na mesa do Senhor; então orações são feitas enquanto são abençoados, consagrados, partidos  e preparadas para distribuição; que é interrompido quando as pessoas são abençoadas antes da comunhão; e depois da comunhão, diz ele, tudo termina com ação de graças.

Crisóstomo diz, Homilia 18, cerca de 2 Coríntios: “Primeiro, o sacerdote e o povo fazem orações comuns. Segundo, quando aqueles que não podem estar presentes nos mistérios eram despedidos, outra oração é feita. Terceiro, a paz é pronunciada sobre aqueles que devem comungar. Em quarto lugar, tudo termina com ação de graças.

Portanto, nas liturgias dos antigos: 1. Orações eram feitas antes de começarem a abençoar o que estava na mesa do Senhor; 2. Eles tinham certas orações durante a bênção, consagração e preparação do pão e do cálice do Senhor; 3. Após a consagração, mas antes da Comunhão, uma bênção ou paz foi dada às pessoas que deveriam comungar; 4. Após a comunhão, toda a ação terminava com ação de graças.

Martin Chemnitz, Examination of the Council of Trent: Part II, Trans. by Fred Kramer. Concordia Publishing House, 1978, pp.510-512

Os pontos resumidos por Chemnitz abriram meus olhos ao relatar o que os antigos faziam na celebração da Ceia do Senhor, que em essência não é diferente do que as Congregações Litúrgicas e Confessionais luteranas fazem hoje. Antes do sacramento, nós oramos. Temos certas orações que rezamos durante a celebração do Sacramento, a mais importante, o Pai Nosso. Depois da consagração, Pax Domini é uma parte vital da celebração, particularmente porque é uma bênção para aqueles que receberão o Corpo e o Sangue vertido de Jesus Cristo. Você também pode perceber como a comunhão fechada era praticada na Igreja Antiga. A paz está sobre aqueles que estarão em comunhão, na verdadeira fé contrita que recebe que os mistérios, enquanto outros estão excluídos da comunhão. E finalmente "Tudo conclui com ação de graças."

Ler Chemnitz hoje me ajudou a ser grato por esse grande pai luterano, mas também por nossa liturgia luterana. No que dizemos e fazemos, de acordo com a analogia da fé, estamos ligados ao Deus verdadeiro e vivo, Seus dons e Seu povo que nos precederam. Os santos da antiguidade estão dando graças agora mesmo pelos dons que Deus lhes deu no Culto Divino, através do Seu querido Filho, pelo Espírito Santo. Através do Evangelho e dos Sacramentos eles estão vivendo agora e oferecendo infinitas ações de graças. Fazemos bem em seguir seu exemplo: orar as orações que recebemos ao Deus verdadeiro e vivo, ter uma clara confissão da verdadeira fé por meio de nossas sólidas práticas baseadas na doutrina das Escrituras, unir-se aos crentes da antiguidade vivendo e recebendo os dons de Deus como eles fizeram, concluindo tudo com gratidão. Você simplesmente não pode vencer a liturgia. Ela é bíblica. É católica. É luterana. Através dela, recebemos os dons de Deus. Nela, nós nos aconselhamos a sermos cristãos. A partir daí, vivemos uma vida de fé e amor santo e em tudo damos graças continuamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.