agosto 15, 2019


Hoje a Igreja celebra a festa de Santa Maria, Mãe de Nosso Senhor. No primeiro capítulo de Lucas, o anjo Gabriel visita Maria para anunciar que ela dará à luz o Filho de Deus, Jesus. Nossa devoção vem de Meditations on the Gospels: According to His Word.

Leituras das escrituras

☩ Isaías 61: 7 - 11
☩ Salmo 45: 10–17
☩ Gálatas 4: 4–7
☩ Lucas 1: (39–45) 46–55

Leitura Devocional

Chegara a hora de cumprir a promessa do Salvador, dada pela primeira vez no Éden pouco depois da queda do pecado. O primeiro homem, Adão, por sua transgressão, trouxe julgamento, condenação e morte a todos os homens.

"O último Adão", "o segundo homem", como Paulo chamou em 1 Coríntios 15:45, 47, foi anular o que o primeiro Adão tinha feito de errado e restaurar o que ele havia perdido: justiça e vida (Romanos 5: 12 -19). Quão maior que o velho Adão é o novo Adão!

O primeiro Adão veio diretamente da mão criativa de Deus: “o SENHOR Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida” (Gênesis 2: 7). Não deveria nos surpreender que quando o Novo Adão nasceu, a mão criadora de Deus interveio novamente: ele nasceu de uma virgem. ...

Aqui começa a história da vida de Jesus. A tradição diz que a própria Maria contou tais relatos a São Lucas. O crente ficará contente em receber a simples história da moça que Deus escolheu para se tornar a mãe de seu Filho.

Podemos ter certeza de que o próprio Poder do Altíssimo, que eclipsou Maria, inspirou as palavras do evangelista e nos deu a verdadeira história da encarnação. Uma multidão de lendas emergiu das palavras do Evangelho; elas devem ser deixadas de lado, já que não faz sentido tentar ser sábio além das palavras das Escrituras.

Com calma e tranquilidade, sem pompa e espetáculo, o Divino entrou no mundo dos homens. O Filho de Maria seria chamado o Filho do Altíssimo, em um sentido específico e restrito. Se Jesus não é Deus, não faz sentido celebrar o Natal, é tolice chamá-lo de Salvador e Redentor.

Deus encarnado é o milagre dos milagres e o maior mistério. Não podemos entendê-lo, mas graças a Deus não precisamos disso; Nós só precisamos crê-lo. E para fortalecer nossa fé, ouvimos novamente todos os sinais de que Jesus é o Filho de Deus.

Uma fé tão simples, mas segura, era a característica marcante de Maria. Não é notável que as Escrituras nos falem muito pouco de sua história pessoal? É uma evidência da sabedoria divina que previu o perigo de glorificar a Virgem além do que é devido.

Ela foi bendita entre as mulheres; mas sua maior bênção não foi que Jesus era seu Filho, mas que Ele era seu Salvador. Quantas mulheres chamaram Maria bem-aventurada e quiseram ser como ela! O que as impede?

O maior reconhecimento de Maria é que ela estava nas primeiras fileiras daqueles que ouvem a Palavra de Deus e a guardam. E sua maior bênção agora é que ele está no céu porque confiou em seu Filho para salvá-la de seus pecados.

*****

A Devoção de hoje é adaptada de Meditations on the Gospels: According to His Word, pages 391–93, © 2009 Concordia Publishing House. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.