agosto 24, 2019

O Discipulado e o Primeiro Mandamento


A seguir, um trecho de  Luther’s Small Catechism: A Manual for Discipleship , escrito por John T. Pless.

Os dez mandamentos: caminho do discipulado

O discipulado consiste em temer, amar e confiar no único Deus verdadeiro acima de todas as coisas. Ser discípulo é ter um senhor, e esse senhor é o Deus trino que nos criou, nos reconciliou consigo mesmo e nos santificou de corpo e alma para viver como sua posse.

Temê-lo é viver com o reconhecimento de que, como nosso Criador, Ele tem autoridade sobre nossa existência, o poder de nos julgar. É reconhecer que Ele é Aquele a quem somos responsáveis. Amá-lo é desejá-lo acima de todas as coisas, não buscar o máximo conforto em qualquer outro ser ou coisa criada. Confiar nEle é confiar apenas em Suas promessas na vida e na morte; É focar nele por tudo que é bom.

Nossa confiança não está no que pode ser visto, mas no Deus que se identificou como nosso Senhor na "promessa de todas as promessas", ou seja, Êxodo 20: 2, "Eu sou o Senhor, seu Deus. " Como diz Bayer, "confiar no mundo sem confiar em Deus é uma ilusão".

Confiança é o sinônimo fundamental de fé no pensamento de Lutero. Uma pessoa é discípulo de quem ou o que quer que ela confie. Como Kolb explica, essa confiança inclui todo o ser de alguém:

Ele se expressou em emoções, sentimentos de paz, alegria, deleite e esperança de amar a Deus. Para Lutero, fé ou confiança incluíam essas ações humanas de entendimento, vontade e sentimento; ainda mais profunda e completamente para ele, a confiança era a disposição completa do indivíduo, de toda a personalidade humana.

Por outro lado, "a confiança em falsos deuses contamina e corrompe a humanidade de uma pessoa". A fé ou a confiança no Deus verdadeiro vêm somente através de Sua palavra criadora da promessa, o Evangelho.

O primeiro mandamento

No primeiro mandamento, o próprio Deus está falando.

Portanto, que todos levem isso a sério e, assim, tenha cuidado para não considerar isso como se um mero ser humano estivesse falando. Pois isso traz a você bênção eterna, felicidade e salvação, ou ira eterna, angústia e mágoa. O que mais você poderia querer ou desejar do que a graciosa promessa de Deus de que ele quer ser seu com todas as bênçãos, para protegê-lo e ajudá-lo em todas as necessidades? Infelizmente, o mundo não acredita nisso nem a considera como a Palavra de Deus. Pois o mundo vê que aqueles que confiam em Deus e não em Mamom sofrem oposição e são atacados pelo diabo. Eles não têm dinheiro, prestígio nem honra, e dificilmente podem permanecer vivos. Por outro lado, aqueles que servem a Mamom têm poder, prestígio, honra, posses e todo tipo de segurança aos olhos do mundo. Portanto, devemos nos apegar a essas palavras, mesmo diante dessa aparente contradição, e ter certeza de que elas não mentem ou enganam, mas que se provarão verdadeiras. (LC I 41–42; KW, 391)

O caminho do discipulado é perigoso, pois é um caminho sujeito a emboscada por parte dos nossos inimigos persistentes e sempre resistentes do diabo, do mundo e de nossa própria natureza corrupta. Porque o que vemos e experimentamos com nossos próprios sentidos parece mais real e confiável do que o próprio Deus, a vida do discipulado exige discernimento. Nas palavras de Friedrich Mildenberger, "aprendemos assim a distinguir entre o mundo ilusório da idolatria que as pessoas criam para si mesmas e o mundo real estabelecido por Deus".

É a própria natureza da idolatria que é ilusória. Nossa palavra ídolo vem da palavra grega eidolon, que significa "fantasma" ou "imagem". Com o primeiro mandamento, Deus confisca toda a vida do discípulo; Ele não compartilhará seus discípulos com imagens ilusórias que prometem prazer, mas oferecem dor, oferecem céu, mas sujeitam seus seguidores ao inferno.

O apóstolo Paulo capta a natureza ilusória dos falsos deuses em 1 Coríntios no contexto de sua discussão sobre comer alimentos sacrificados em cultos pagãos:

Quanto a comer alimentos que tenham sido oferecidos aos ídolos, nós sabemos que um ídolo representa alguma coisa que realmente não existe. E sabemos que existe somente um Deus. Pois existem os que são chamados de “deuses”, tanto no céu como na terra, como também existem muitos “deuses” e muitos “senhores”. Porém para nós existe somente um Deus, o Pai e Criador de todas as coisas, para quem nós vivemos. E existe somente um Senhor, que é Jesus Cristo, por meio de quem todas as coisas foram criadas e por meio de quem nós existimos. (1 Co 8.4-6)

Nas palavras de Helmut Thielicke: "Porque acreditar em ídolos não tem raiz na existência de deuses falsos; é simplesmente uma projeção do coração errante que foi vítima de blasfêmia". Deus luta contra fantasmas que são ilusórios e enganosos. É por isso que Lutero ancora sua exposição dos Dez Mandamentos no Primeiro Mandamento.

Aquilo em que o coração se baseia é, de fato, o seu Deus. É a fé que faz Deus e o ídolo, escreve Lutero no Catecismo Maior. Para Lutero, um entendimento correto do Primeiro Mandamento exige a distinção da Lei de Deus do Evangelho de Deus. O Primeiro Mandamento proíbe, rejeita e condena a confiança em qualquer coisa ou pessoa que não seja o Deus que nos criou. Esta é a lei. Mas também há boas novas no Primeiro Mandamento, porque ter o Deus verdadeiro pela fé é ter o único Senhor que você precisa na vida e na morte. Lutero colocou desta maneira em sua exposição dos Salmos Penitenciais em 1525:

Porque tu és o meu Deus [Salmo 143: 10]. Isto é, eu não faço para mim um ídolo da minha sabedoria e justiça, como meus inimigos fazem; em vez disso, apego-me à tua graça e recebo da tua sabedoria e justiça, as quais são encontradas em ti e duram para sempre. (AE 14: 202)

Discípulos são aqueles cujas vidas são orientadas pelo temor, amor e confiança em Deus acima de todas as coisas. Assim, Lutero exorta os cristãos:

Aprenda bem o primeiro mandamento, para que possamos ver que Deus não tolerará presunção ou confiança em qualquer outra coisa; ele não faz maior exigência sobre nós do que uma sincera confiança nele por cada coisa boa, para que possamos seguir em frente no caminho certo, usando todos os dons de Deus exatamente como um sapateiro usa uma agulha, furador e fio para seu trabalho e depois os põe de lado, ou como viajante usa uma pousada, comida e alojamento, mas apenas para suas necessidades físicas. Que cada pessoa faça o mesmo em sua caminhada de acordo com a ordem de Deus, não permitindo que nenhuma dessas coisas seja um senhor ou um ídolo. (LC I 47; K-W, 392)

O primeiro mandamento é fundamental e essencial para os discípulos de Jesus Cristo, pois, como diz Lutero, "deste mandamento flui toda a doutrina dos profetas e dos Salmos como de uma nascente e fonte, bem como todas as maldições, ameaças e promessas ".

O primeiro mandamento se sobrepõe ao primeiro artigo para os discípulos de Jesus Cristo, que agora vivem como aqueles que não são do mundo, mas estão no mundo. O discipulado não tira os crentes do mundo, mas os converte em mundo para viver dentro de suas vocações em liberdade de fé.

Essa liberdade não é a licença para fazer o que você quer. Isso seria escravidão, escravidão do mais cruel dos mestres: o eu. Em vez disso, a liberdade de fé nos dá a coragem de viver uma vida de amor pelo bem-estar de nosso próximo neste mundo. Quando a criação é recebida como um presente do Pai, ela não pode se tornar um ídolo.

Com a consciência liberada pela fé em Cristo Jesus, os discípulos agora vivem na criação de acordo com os mandamentos de Deus. Oswald Bayer observou que, no liberalismo clássico do século XIX, a ética de Jesus era promovida como ética de obediência radical, enquanto a ética de Paulo era governada pelos códigos de lares retirados da antiguidade.

Isto é, Jesus exigiu que Seus discípulos deixassem a casa e a família, abandonando todos os laços domésticos que os uniriam e que O seguissem como andarilhos espirituais. Paulo (e os que vieram depois dele), por outro lado, esperava que os cristãos vivessem uma vida de responsabilidade em seus lares e comunidades civis governadas por códigos de conduta como os que vemos em Colossenses, Efésios e 1 Pedro. Os teólogos liberais do século XIX viram essas duas abordagens em um conflito não resolvido entre si.

Bayer argumenta que a abordagem ética de Lutero é governada pelo Primeiro Mandamento, mas, diferentemente dos teólogos liberais do século XIX, o Reformador estabelece esse mandamento não em oposição às responsabilidades da criação, mas dentro do contexto de nossos chamados seculares.

É na congregação, no governo cívico, na família e no espaço de trabalho onde o discípulo vive a vida de temer, amar e confiar em Deus acima de todas as coisas. O discipulado não é uma extração da rede de criação com suas obrigações para com outras pessoas; antes, o discipulado é a vida de fé e amor vivida nas estruturas que Lutero identifica como os três estados.

É nos três estados - a igreja, a comunidade civil e a família - que os mandamentos de Deus governam a vida humana. No Catecismo Menor, Lutero vê cada um dos Dez Mandamentos como não apenas proibitivo, proibindo uma atitude ou ação específica, mas também como exigindo uma responsabilidade positiva. A proibição de idolatria no Primeiro Mandamento prescreve fé, ou seja, devemos temer, amar e confiar em Deus acima de todas as coisas.

****************************

Aprenda mais sobre o discipulado cristão no novo livro  Luther’s Small Catechism: A Manual for Discipleship  de John Pless.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.