agosto 29, 2019


Esta pergunta expõe a diferença existente dentro de igrejas cristãs a respeito daquilo que conhecemos como "meios da graça". O que são "meios da graça"? São aqueles meios escolhidos e utilizados por Deus para vir ao nosso encontro com sua graça salvadora, ou seja, trazendo-nos perdão, vida e salvação. São a Palavra, o Batismo e o Sacramento do Altar. 

Algumas igrejas evangélicas, no entanto, não consideram o batismo e o sacramento do altar como meios da graça, mas sim, como mandamentos que precisamos cumprir. Temos, então, uma notável diferença: meios da graça são obra de Deus; Deus age pela Palavra unida à água no batismo e ao pão e o vinho no sacramento do altar. Mandamentos, todavia, são obra humana. Quem vê o batismo como mandamento e, por isso, como obra humana, acha impossível que uma criança possa conhecer a Jesus, aceitá-lo e se arrepender dos seus pecados. Cremos, ensinamos e confessamos, porém, que a ação de Deus não está limitada pela idade de alguém. Por isso, mesmo que uma criança ainda não possa confessar sua fé em Jesus, ela já pode crer, pois a fé é obra de Deus e não depende de ação ou participação humana. Se dissermos que isso é impossível, estaremos, sem dúvida, limitando a ação do poder de Deus.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.