setembro 27, 2019


A publicação de ontem, "Ministério Leigo: legado contínuo do pietismo", começou com a frase: "O pietismo era um problema violento entre os luteranos na América do meio do século XIX"  e concluiu apontando que na Noruega "política" e culturalmente, liberdade religiosa [se tornou] sinônimo de participação secular nas funções do Ofício do Ministério dentro da congregação, de modo que até então a primeira onda de emigração norueguesa para os Estados Unidos em meados do século XIX, não apenas a prática dos leigos que desempenhavam as funções do ministério pastoral era aceita culturalmente, mas era considerada um direito político". Esse foi o resultado do pietismo haugiano, que atravessou a cultura religiosa e política norueguesa não mais do que uma geração anterior, e que ainda estava atuando reformando as instituições culturais norueguesas, uma vez que mudanças políticas e econômicas dramáticas continuaram ocorrendo lá. [1]

Hans Nielsen Hauge morreu em 1824, um herói popular. Em 1825, ocorreu a primeira de várias grandes migrações da Noruega para a América, desembarcando principalmente no norte de Illinois, ao longo do rio Fox. Na terceira grande migração, por volta de 1840, os noruegueses se estabeleceram no sudeste de Wisconsin e é nessa época que as congregações luteranas norueguesas começaram a se formar. [2] Os colonos noruegueses durante as décadas de 1840 e 1850 estavam muito "conectados com a Igreja na terra natal, e trouxeram com eles maior respeito e amor pelos ritos e usos da Igreja de seus pais" [3]. No entanto, antes de 1843, não havia pastores para servi-los, apenas pregadores leigos haugianos. Dois pastores noruegueses, Dietrichson e Clausen, finalmente chegaram e trabalharam duro durante aqueles dias nos assentamentos de Koshkonong e Muskego, corrigindo a confusão causada pelo pietismo, garantindo diligentemente confissões de fé deliberadas e específicas de novos membros de um número crescente de congregações , e trabalhando para uma maior unidade entre eles. O reverendo Stub juntou-se a eles em 1848, e em 1850, com uma grande quantidade de trabalhos preliminares concluídos sob a liderança do reverendo Dietrichson, três pastores, Clausen, Stub e Preus, juntamente com dezoito congregações entre Muskego e Koshkonong, Wisconsin, formou o Sínodo Norueguês. [4]

A situação era um pouco diferente entre os alemães. O pietismo levou-os quase um século e meio no passado, e o tempo os conduziu a um racionalismo e a fusões ecumênicas. Os elementos do pietismo e do racionalismo abundavam entre eles, e misturados, constituíam um grande perigo, muitas vezes mais sutil e insidioso. Os luteranos alemães estavam na América desde os primeiros dias coloniais, e esse era em grande parte o caso entre os do leste. Quando os Stephanitas desembarcaram no Condado de Perry, MO, depois de emigrar da Saxônia para escapar de várias formas de perseguição religiosa resultantes da União Prussiana, descobriram que a semente da ortodoxia luterana existia nos Estados Unidos e já estava atuando nos estados orientais para purificar a doutrina e a prática: o clã Henkel no Sínodo do Tennessee e Charles Porterfield Krauth começaram a trabalhar para resolver o erro e adquiriram experiência na detecção de suas sutilezas. C.F.W. Walther, depois de ascender à liderança dos luteranos saxões no Missouri, procurou-os, ressoando com sua doutrina e sua tarefa (sendo ele próprio um pietista em algum momento). Por outro lado, na Igreja norueguesa, o racionalismo ainda não havia feito nenhum progresso real, nem o indiferentismo evoluído em um ecumenismo aberto com os reformados ou com os metodistas (embora isso tenha acontecido entre os pregadores leigos de Hauge, pelo menos neste último caso). O único caminho real feito pelo racionalismo era uma forma branda de um teólogo dinamarquês do início do século XIX chamado Nikolaj Frederik Severin Grundtvig - "Grundtvigianismo",ou o erro de elevar o Credo a uma autoridade igual às Escrituras e o batismo do falecido para obter a salvação deles. De fato, essa questão foi apresentada contra os reverendos Clausen e Stub em meados da década de 1850, e descobriu-se que eles estavam ensinando esse erro com Dietrichson o tempo todo. Stub confessou e retirou seus erros, Clausen se retirou. [5] Como você pode imaginar, outros problemas surgiram e foram resolvidos, a constituição foi reformulada e melhorada, e o Sínodo norueguês cresceu, tornou-se mais consciente de suas semelhanças com os de Missouri e formou uma opinião positiva sobre eles e sua teologia. [6]

Devido à influência do pietismo, de ambos os pastores do Sínodo norueguês e de seus leigos, a questão da "atividade dos leigos" surgiu no final da década de 1850, se agitou por alguns anos e finalmente eclodiu em uma controvérsia aberta em 1860 A parte a favor de "A atividade dos leigos" afirmou o seguinte:


Os leigos devem ter o direito de ensinar e orar publicamente, (1) porque pertencem ao sacerdócio universal dos crentes; (2) porque o amor fraterno cristão exigia; e (3), porque era a prática da igreja cristã primitiva. [7]

O lado oposto do Sínodo norueguês "admitiu tudo, exceto o ponto em que tudo mudou: como e quando os leigos podem ensinar e pregar?" [8]

Discordando dessa questão por dois anos, finalmente na Convenção Sínodo da Noruega de 1862, o CFW Walther foi convidado a abordar a questão, na esperança de ajudá-los a encontrar uma solução. Ele fez isso dividindo a pergunta em três partes:


(1) o sacerdócio espiritual de todos os crentes [Sacerdócio Universal]; (2) o ofício especial do ministério na congregação estabelecida por Deus [Ofício do Ministério]; e (3) como a necessidade não conhece leis, portanto, substitui a ordem regular nesse assunto [situações de emergência]. 

Quanto ao primeiro ... Paulo, em Rm. 3:2, declarado pela Igreja do Antigo Testamento, ou crentes na época, que "a eles foram confiados com os oráculos de Deus". Eles eram, portanto, os detentores e administradores da Palavra de Deus, ou o ministério. Quando o faccionalismo surgiu em Corinto entre os seguidores de Paulo, Apolo e Cefas, e cada facção se vangloriava de seu líder, o apóstolo disse-lhes: "Portanto, ninguém deve se orgulhar dos homens, porque todas as coisas são suas, já seja Paulo ou Apolo, ou Cefas, ou o mundo, ou vida, ou morte, ou coisas presentes, ou coisas vindouras; todos são de vocês; e vocês são de Cristo e Cristo é de Deus "(1 Cor. 3: 21-23) ... Portanto, o ofício do Ministério não deve ser considerado um privilégio particular, que pertence apenas ao ministro do Evangelho, mas é um privilégio comum que pertence a todos os membros da Igreja. [Mais adiante provas das escrituras], é claro que todo cristão não apenas tem o ofício de ministério, mas também, se deseja ser cristão, deve cumprir seus deveres, para que também confesse a Palavra, ensine, admoeste, confesse, repreenda e, em todos os sentidos, cuide da salvação do próximo; isto é, por sua conversão e por sua preservação na fé ... 

Mas o Senhor vê, em segundo lugar, como os cristãos são atormentados pelas fraquezas da carne e do sangue, e por causa dessa fragilidade e fraqueza do cristão comum, Deus instituiu um ofício especial do Ministério da Palavra. Segundo a Palavra de Deus, certas pessoas que são preparadas, dotadas, equipadas e julgadas para esta posição devem ser escolhidas, chamadas e separadas dos cristãos em geral, para desempenhar essas posições publicamente entre si, e em seu nome elas pregam a Palavra. e administram os sacramentos, dirigem seu encontro para edificação mútua através da Palavra de Deus e são, definitivamente, a boca dos cristãos. 

Onde quer que os santos apóstolos estabelecessem congregações cristãs, eles, ao partirem, não confiavam o ofício de edificação mútua às congregações convertidas, para que alguém pudesse ensinar e dirigir outras pessoas publicamente, mas colocavam certas pessoas, chamadas anciãos ou bispos, como líderes ou supervisores. Paulo diz a seu companheiro e colega de trabalho Tito: "Por esse motivo, deixei você em Creta, para que você possa arrumar as coisas que estão faltando e ordenar anciãos em cada cidade, como eu o designei. Se assim for, seja irrepreensível. "... porque um bispo deve ser irrepreensível, como um mordomo de Deus... apegando-se às palavras fiéis como o ensinaram "(Tt. 1: 5-11). Esses anciãos ou bispos não apenas receberam o chamado, como outros Cristãos, para usar a Palavra de Deus ao encontro de seu próximo como sacerdotes espirituais, mas tinham congregações definidas, cujo serviço espiritual era confiado somente a eles. Portanto, Pedro escreve: "Exorto os anciãos que estão entre vocês, na qualidade de ancião ... Alimentem o rebanho de Deus que está entre vocês "(1 Pe. 5: 1, 2). Esta não é apenas uma boa ordenança humana, mas é uma ordenança instituída pelo próprio Deus ... [ Depois de muitas explicações das Escrituras, ele conclui], o Ministério Público é, portanto, uma instituição graciosa do Deus misericordioso, pelo qual a Palavra de Deus pode agora ser rica e puramente pregada e falsos profetas serem repudiados, e os Sacramentos serem administrados adequadamente. Assim, toda a dispensação de Deus, seja na Igreja ou na congregação local, é realizada de maneira boa, abençoada e agradável a Deus. 

Embora todos os cristãos que creem em virtude de sua fé tenham o ofício de sacerdotes, eles não devem realizar essas tarefas de maneira a perturbar ou eliminar o ministério público da Palavra instituído divinamente em sua congregação local. Tão urgentemente quanto a Bíblia exorta os cristãos a serem fiéis e zelosos no cumprimento de seus deveres, também diz: "Meus irmãos, não sejam muitos mestres" (Tg 3:1), e Paulo, depois de dizer: " Deus estabeleceu alguns na igreja, primeiros apóstolos, etc. ", pergunta:" Todos são apóstolos? Todos são profetas? Todos são mestres? Todos que operam milagres? "(1 Cor. 12: 28-29 ) [Após mais adições, as Escrituras concluem:] Nas assembléias públicas organizadas para edificação, os cristãos leigos não devem ensinar, admoestar, consolar, corrigir, liderar em oração ou administrar publicamente os sacramentos do batismo ou da Ceia do Senhor, agora que essas são funções reservadas aos cristãos devidamente chamados e ordenados por Deus para esse fim. 

Mas, em terceiro lugar, a necessidade não conhece leis. Em caso de necessidade, como, por exemplo, se os cristãos não têm um pastor designado publicamente, ou se ele é um falso profeta, ou se os servem tão raramente que correm o risco de morrer de fome espiritual, caso nada seja feito mais entre eles, então não é ruim se os leigos também, nesses casos de necessidade, pregarem a Palavra e orarem em assembleias públicas ou administrarem publicamente o Batismo ... Mas eles não trabalham de acordo com a ordenança de Deus, mas como pastores de emergência para que não se percam as almas carentes. Os símbolos luteranos, portanto, dizem: como em caso de necessidade, até um leigo absolve e se torna ministro e pastor de outro; enquanto Agostinho conta a história de dois cristãos em um navio, um dos quais batizou o catecumeno, que após o batismo absolveu o que oficiou o batismo. "(TR: 67) [9]

Walther aqui é bastante claro. De fato, sua tese sobre o Sínodo norueguês foi a base de sua resolução para resolver a questão da "atividade dos leigos", usando-a como sua doutrina oficial, como segue:

1) Deus instituiu o ofício do ministério público para a edificação pública dos cristãos, para a salvação através da Palavra de Deus. Aceito por unanimidade.
2) Para a edificação pública dos cristãos, Deus não instituiu nenhuma outra ordem que deveria ser colocada ao lado dela. Aceito por unanimidade.
3) Quando alguém se compromete a dirigir a edificação pública dos cristãos pela Palavra, compromete-se e exerce o ofício do ministério público. Aceito por unanimidade.
4) É pecado quando alguém sem uma ligação ou na falta de necessidade se compromete com isso. Aceito por unanimidade.
5) É um direito e um dever, no caso de necessidade real, que qualquer um possa exercer, na ordem cristã adequada, o ofício de ministério público. Aceito por unanimidade.
6) A única concepção correta da necessidade é que exista uma situação real, se não há pastor ou se não se pode obter; ou se existe um pastor que não os serve corretamente, mas ensina falsamente; ou que eles não possam servi-los o suficiente, mas tão insuficientemente que não possam ser levados à fé ou preservados na fé e protegidos contra erros, e que os cristãos sucumbirão por falta de supervisão. Dois votaram contra.

7) Quando essa necessidade está à mão, ela deve ser aliviada em uma ordem definida e apropriada, de acordo com as circunstâncias. Aceito por unanimidade. 10

O WELS deixou claro publicamente em suas discussões com o Missouri sobre o assunto, que mantemos os ensinamentos de Walther no Ministério Público. O exposto acima é o ensinamento de Walther, de maneira tão simples e clara como este autor já o leu. Lembre-se de que "o ministério público" descrito acima é um ministério que inclui "ensinar, admoestar, consolar, corrigir, dirigir em oração e administrar publicamente os sacramentos" em assembléias públicas da congregação e é entendido como sinônimo de ofício do pastor. É este o ensino que observamos praticado em nossas congregações do WELS? Os leigos ensinam, pregam e fazem orações publicamente em nossas igrejas, ou desempenham publicamente outras funções deste Ofício? Se for reivindicado que tais leigos têm um chamado divino, então o que constitui um chamado válido e como a posse de um chamado válido é comunicada à assembléia? Nesse caso, o que constitui um critério de aprovação válido? Esses critérios são arbitrários? E, é claro, devemos perguntar isso a respeito do próprio Ministério, perguntando o que é. Concordamos com Walther ou não?

____________________

Notas finais 


  1. Petterson, W. (1926). The Light in the Prison Window: Life and Work of H. N. Hauge. (2nd ed.).Minneapolis: The Christian Literature Company. pp. 73, 173-179.
  2. Ylvisaker, S (Ed.). (1943). Grace for Grace: A Brief History of the Norwegian Synod. Mankato, MN: Lutheran Synod Book Company. pp. 9-15.
  3. Ibid. pg. 15.
  4. Ibid. pp. 16-34.
  5. Rohne, J. M. (1926). Norwegian American Lutheranism up to 1872. New York: Macmillan. pg. 144-145.
  6. Ibid. pp. 162-163.
  7. Ibid. pg. 168.
  8. Ibid. pg. 168.
  9. Ibid. pp. 174-178.
  10. Ibid. pg. 178.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.