setembro 12, 2019

Justificação como Reconciliação


por Robert Kolb, PhD

Martinho Lutero colocou "a justificação do pecador" no centro de sua pregação e ensino, porque acreditava que a restauração da justiça - a natureza justificada - daqueles que se rebelaram contra Deus em pecado constituía o coração do recital bíblico da interação de Deus com as criaturas humanas após a queda no pecado. Geralmente, associamos uma descrição da Expiação como satisfação indireta da exigência da Lei de morte do pecador (Romanos 6: 23a) com a doutrina da justificação de Lutero. De fato, o perdão dos pecados através da morte de Cristo formou um elemento essencial no coração da compreensão da justificação por parte de Lutero. Mas seu uso de Romanos 4:25, "Cristo foi entregue à morte por causa de nosso pecado e ressuscitou para restaurar nossa justiça" Muitas vezes, com a aplicação de Sua morte e ressurreição aos batizados em Romanos 6: 3-11 e Colossenses 2: 11-15, abriu uma série de outras expressões de como a obra de Cristo resulta na restauração de nossa existência como filhos de Deus. Porque, no fundo, o entendimento de Lutero sobre "justificação" significava a restauração da perfeita confiança e amor que Adão e Eva desfrutavam no âmago de sua natureza como seres humanos no Éden. Para Lutero, justificação é "humanização", a restauração de nossa verdadeira humanidade.

Uma dessas outras expressões encontrou forma no ato de reconciliação de Cristo, a restauração do relacionamento entre duas pessoas alienadas. Nós nos afastamos do nosso Criador, desafiando Sua pessoa e duvidando de Sua Palavra. Como nosso relacionamento de temor, amor e confiança com Ele é essencial para nossa humanidade e nosso senso apropriado de quem somos de acordo com o desígnio do Criador,  nos afastamos de nós mesmos através deste desprezo ao nosso Senhor e Criador. Nos tornamos alienígenas em nossa própria pele.

Deus levou essa alienação tão a sério que se tornou um de nós para que ele próprio pudesse enfrentá-la. Deus veio em Cristo para nos reconciliar, eliminando tudo o que obstruía e sufocava o relacionamento que Ele nos criou para ter com Ele. Essa reconciliação ocorreu através da assunção de Jesus de nossa pecaminosidade. Ele se tornou pecado por nós, para que pudéssemos nos reconciliar com nosso Pai Celestial (2 Coríntios 5: 2 18-21). Cristo derrubou não apenas o muro entre judeus e gentios, mas também entre Deus e nós. O muro que nosso pecado erigiu desapareceu quando seu sangue foi derramado sobre ele (cf. Efésios 2: 14-16). Por sua morte na cruz, paz e boa vontade foram estabelecidas entre aqueles que se rebelaram contra seu Criador e nosso Deus; através de Sua reconciliação sanguínea aconteceu. Seu corpo não tinha manchas nem rugas, e assim Ele reconciliou os que tinham inimizade um com o outro, com Deus e pecadores, e pecadores entre si (Colossenses 1: 19-23).

A parábola do pai que espera e do filho pródigo apresenta um exemplo bíblico clássico de reconciliação que veio totalmente como um presente do pai.  O filho não se sentia digno de nada, exceto o lugar mais baixo da companhia de seu pai. E, de fato, ele era realmente indigno, mesmo do ponto mais baixo da operação, e ele sabia disso. A vergonha que o encheu bloqueou seu retorno à fazenda até que o puro desespero o levou até lá. O pai deixou de lado a culpa do filho por abusar de sua generosidade e das justas regras de herança. Ele respondeu à vergonha do jovem pela pessoa que havia sido e se tornado. Ele o aceitou como alguém que havia sido encontrado depois de perdido, que havia ressuscitado para o pai depois de morto. O pai deu a ele os sinais de honra que acompanham o filho da família: roupas adequadas, uma festa com o bezerro gordo, um anel para substituir o que o filho provavelmente havia penhorado e sapatos novos para substituir os que haviam se desgastado na longa jornada de volta para casa. O filho proclamou-se indigno de inclusão na família, e o pai o anulou. Ele, como pai, determinou essas coisas, afinal! O filho que queimou todas as suas pontes se viu confrontado por uma ponte caída do lado da ravina que ele havia criado com seu egoísmo e teimosia (Lucas 15: 11-24).

A raiz latina de "reconciliar" designa tanto paz como aproximar pessoas. A palavra alemã para reconciliação (Versöhnung) refere-se à restauração de uma criança, um filho, para os pais. Os pais geralmente demonstram raiva quando os filhos fazem algo estúpido que os ameaça com danos, especialmente quando suas ações os afastam da família. Essa reação é natural para os pais que procuram o melhor para os filhos e que geralmente conhece melhor. Mas Deus vence a ira que naturalmente sente contra a destruição voraz de nós mesmos, que interrompeu nosso relacionamento com Ele e com outras criaturas humanas, bem como com o restante da Criação. O fardo do relacionamento rompido recai pesadamente sobre o Pai entristecido, mas esse fardo esmaga e sufoca os filhos rebeldes. Priva-os da capacidade de buscar um caminho para o retorno à vida verdadeiramente humana. Eles não podem construir uma ponte em casa.

Uma das palavras em latim para "sacerdote" é "pontifex", construída a partir das palavras para "ponte" (pons) e a raiz que designa um criador (do verbo facere). Os sacerdotes são construtores de pontes. Quando o escritor de Hebreus descreve Jesus como o mediador entre Deus e os pecadores, com extensa referência à Sua assunção do papel do sacerdote do Antigo Testamento, ele estava esboçando a função do Salvador como aquele que fechou a lacuna entre Deus e nós (Hebreus 6 : 19-8: 8: 7). Abrimos essa lacuna e a cavamos cada vez mais profundamente por nossa prática de pecar e afundar no senso de independência do pródigo em relação ao Pai.

Como Simon e Garfunkel cantaram uma vez, Jesus é realmente uma ponte sobre a água turbulenta que continua a desordem de nossa revolta contra nosso Criador, de modo que não podemos retornar sozinhos a nosso Pai. Nós nos aleijamos tanto com o desafio a Ele e Seu modo de vida que não podemos imaginar querer voltar a Ele até que o Espírito Santo estabeleça o Jesus ressuscitado e crucificado como nossa ponte de volta. Simon e Garfunkel descreveram o estado do pecadores capturando seu cansaço e seu sentimento de pequenez, suas lágrimas em tempos difíceis, o isolamento de perder amigos, sentindo dor à medida que a escuridão da noite avança e sentindo como estamos na rua sem lugar para onde ir. Jesus é o construtor de pontes através do qual pisamos quando o Espírito Santo nos leva para fora do isolamento, exaustão, dor e escuridão que nossos pecados e os pecados dos outros trouxeram para nossas vidas.

A cruz de Cristo tornou-se a madeira que os pecadores devem caminhar para voltar para casa. "Andar na prancha" é uma expressão de ser jogado no mar para se afogar. É exatamente isso que acontece quando Jesus se torna nossa ponte de volta à paz e alegria da companhia de seu Pai e da nossa. Lutero ensinou que nosso "velho Adão ... com todos os pecados e desejos malignos devem ser afogados e morrer pela contrição e arrependimento diários". Isso abre o caminho para atravessar a ponte da cruz e a ressurreição de Jesus; assim, experimentamos como "diariamente uma nova pessoa sai e se levanta para viver diante de Deus em justiça e pureza para sempre" Catecismo Menor, Batismo, quarta Pergunta) Porque a cruz de Cristo declarou o que valemos ao nosso Criador: valemos o Sangue do Cordeiro, Jesus, valemos a própria vida da segunda pessoa da Santíssima Trindade.

Com esse senso de valor, podemos viver diante de Deus em retidão e pureza todos os dias, cabeças erguidas para que possamos ver claramente o mundo de Deus, porque estamos seguros na companhia de nosso Senhor; o Pai protege Seus filhos. Sua proteção nos liberta para viver a vida que Deus nos criou para viver a serviço dos outros. A reconciliação com Deus afirma o valor de nossas pessoas e bane as inibições e medos, bem como os ressentimentos e o desejo de vingança, que criam ravinas entre nós e os que estão à nossa volta. Por outro lado, a restauração da presença do Pai e a reconciliação com Ele não significa que tudo será como era em nossos relacionamentos humanos interrompidos. Mas a reconciliação de nós com o Pai através de Cristo estabelece e afirma nosso valor essencial como seres humanos.

Justiça - permanecer de novo como seres humanos em relação a Deus e depois a todas as Suas criaturas, os “justos” em “justificação” - nos reconcilia com nosso Criador. A restauração da justiça através da morte e ressurreição de Cristo nos permite arriscar a reconciliação com os outros. Também nos permite reconciliar-nos, a pessoa que somos agora, a quem Cristo acha amável e até agradável. Porque somos aqueles a quem o Pai procurou enviando o Bom Pastor para buscar e salvar os alienados e dando-lhes um novo status e identidade como filhos de Deus.

****************

Publicado originalmente em: https://www.1517.org/articles/justification-as-reconciliation

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.