dezembro 09, 2017

Guardar o dia do Descanso

Por Denício Godoy

Quando pequeno, lá no interior de Minas Gerais, eu amava o domingo. Domingo era um dia especial, não porque tinha missa, mas por ser o dia em que minha mãe fazia os melhores pratos, os programas de TV (ao menos naquela época) eram os melhores e o clima era muito agradável. Depois que cresci o domingo continuou a ser um dia amado por mim, porque era meu dia de folga na rádio. 

Há alguns anos tive a oportunidade de estudar a Bíblia com um amigo adventista, e ele me ensinou sobre o sábado, sobre a perpetuidade da Lei de Deus e sobre como os cristãos estavam errados por observar o domingo. Ele também me apresentou alguns questionamentos sobre o motivo pelo qual a Igreja [para ele, Romana] havia mudado o mandamento divino etc. Este estudo, na época, me colocou um monte de dúvidas na cabeça e quase me tornei um adventista do sétimo dia. Isso só não aconteceu porque encontrei resistência na minha família, nos amigos da Igreja e no trabalho. Acabei abandonando a ideia pois não era conveniente. 

Um bom tempo depois, dei início aos estudos da minha profissão de fé na Igreja Luterana, e então pude aprender mais sobre este mandamento. Entendi que, a partir do Catecismo Menor, podemos concluir que o mandamento sobre o dia de descanso é tanto uma Lei moral como uma lei cerimonial. Quanto ao aspecto cerimonial, este não precisa ser observado pelos cristãos, mas no que diz respeito ao aspecto moral, sim, este permanece. 

Quando Deus entregou os seus Mandamentos a Moisés, ele ordenou que o povo de Israel repousasse no dia de Sábado: "Lembre-se do dia de sábado para o santificar. Durante seis dias você pode trabalhar e fazer toda a sua obra, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, seu Deus. Não faça nenhum trabalho nesse dia, nem você, nem seu filho, nem a sua filha, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu animal, nem o estrangeiro das suas portas para dentro. Porque em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou." (Exodo 20.8-11 NAA) Com isso, o povo não tinha permissão para trabalhar ou desenvolver outros tipos de atividades no dia de sábado. Em vez disso, se tornou um costume que as pessoas ouvissem e fossem instruidas no que foi escrito por Moisés e pelos Profetas.

Este mandamento, como todos os demais, foi instituído para o bem do povo de Deus. Neste dia eles poderiam cuidar da saúde física, mental e espiritual. Além disso, este mandamento também aponta para os eventos que se cumpriram na pessoa de Jesus, sua vida, morte e ressurreição. Jesus reflete essa ideia quando afirma: "Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei." (Mateus 11.28 NAA)

Além disso, Jesus foi acusado de quebrar as regras do sábado quando curou um homem no dia de sábado(cf. Mt 12; Mc 3; Lc 13), e foi criticado porque os seus discípulos colheram grãos e comeram enquanto caminhavam em um campo no dia de sábado (cf. Mt 12; Mc 2; Lc 6). Em resposta, Jesus deixou claro que a Sua simples presença cumpria o sábado: "Porque o Filho do Homem é senhor do sábado." (Mateus 12.8 NAA)

Não que isso justifique a guarda de domingo, mas o livro de Atos dos Apóstolos nos relata que as duas primeiras vezes que Jesus apareceu aos seus discípulos após a Sua ressurreição foi no domingo, e quando o Espírito Santo foi enviado aos cristãos na festa de Pentecostes também foi em um domingo. Mas, como disse, isso não justifica uma norma para a guarda do domingo. O texto é descritivo e não normativo. 

Mais tarde, ficou registrado no Novo Testamento que, quando os apóstolos se reuniam para o culto, eles o faziam no primeiro dia da semana, visto que foi esse o dia em que Jesus ressuscitou dos mortos. Isso nos indica que eles simplesmente, em sua liberdade cristã, optaram por se reunir no domingo. No entanto, o Novo Testamento também nos fala de Paulo indo à sinagoga no sábado.

O ponto aqui é que quando a Bíblia instrui para que os cristãos se reúnam para o culto (cf. Hb 10.25), ela não especifica que o façam neste ou naquele dia. Em outros lugares do Novo Testamento, Paulo até corrige aqueles que procuravam exigir que os cristãos observassem o Dia de Sábado ou que eles cultuassem em um dia fixo da semana. Ele fiz: "Porquanto ninguém julgue vocês por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo. (Colossenses 2.16,17 NAA) Ele também diz: "Alguns pensam que certos dias são mais importantes do que os demais, mas outros pensam que todos os dias são iguais. Cada um tenha opinião bem-definida em sua própria mente." (Romanos 14.5 NAA)

Note que, tanto Jesus como Paulo deixam claro que, para os cristãos, não há uma lei sobre o dia em que devem cultuar, e não há mais um requisito para que evitem o trabalho ou os negócios em um certo dia da semana. O Livro de Hebreus ainda afirma: "Portanto, resta um repouso sabático para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus descansou das suas." (Hebreus 4.9,10) Ou seja, os que entraram no descanso de Deus pela fé em Jesus, já experimentam o cumprimento do Sábado. 

No entanto, não estou aqui fazendo uma apologia a desordem. Este mandamento ainda tem sua relevância para nós hoje. Dr. Martinho Lutero diz sobre este mandamento: 

"Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não desprezar a pregação e a sua palavra; mas devemos considerá-la santa, gostar de a ouvir e estudar." 

E isto nos aponta para o terceiro artigo do Credo Apostólico: 

"o Espírito Santo me chamou pelo evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou na verdadeira fé. Assim também chama, congrega, ilumina e santifica toda a cristandade na terra, e em Jesus Cristo a conserva na verdadeira e única fé. Nesta cristandade perdoa a mim e a todos os crentes diária e abundantemente todos os pecados, e no dia derradeiro me ressuscitará a mim e a todos os mortos, e me dará a mim e a todos os crentes em Cristo a Vida Eterna."

Mesmo que não sejamos obrigados a tomar um certo dia de descanso como uma lei fixa, Deus ainda ordena que não negligenciemos o estudo das Sagradas Escrituras. Deus nos convida a ler a Bíblia, a reunirmos com outros cristãos para ouvir os ministros ensinarem sobre Jesus, lembrarmos da morte de Jesus e celebramos a Sua ressurreição até que Ele volte. 


Nota:

NAA: Nova Almeida Atualizada

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.