março 02, 2019

Qual o sentido da Quarta-feira de Cinzas?


Muitos não-luteranos se perguntam por que seus amigos ou familiares luteranos usam cinzas em suas testas no início da Quaresma. Eles estão se exibindo? Você está tentando se destacar? É algum ritual secreto da igreja? Que significa isso? Devo recebê-lo também?

Há três razões pelas quais os luteranos vão à igreja para receber as cinzas na quarta-feira de cinzas. Primeiro, as cinzas lembram os pecadores de seus pecados. Em segundo lugar, as cinzas lembram as pessoas de sua mortalidade. Terceiro, as cinzas lembram às pessoas que elas foram redimidas. 

Desde os tempos antigos, o povo de Deus usou cinzas como sinal de humilde arrependimento (por exemplo, Jonas 3.5-9, Jó 42.6, Daniel 9.3, Mateus 11.21, Lucas 10.13). Esta tradição foi realizada pela igreja primitiva e continua sendo uma tradição importante hoje. Quando você voluntariamente se aproxima de um pastor e recebe cinzas em sua testa, você está admitindo que é um pecador desesperadamente necessitado de salvação. Eles estão admitindo que pecaram não apenas contra o seu próximo, mas contra o próprio Deus. As cinzas mostram que sem Deus todas as pessoas estão espiritualmente mortas. As cinzas lembram o portador de sua necessidade de se arrepender e confessar para retornar a Deus. As cinzas demonstram nossa súplica de que o Senhor nos purificaria. As cinzas servem como um sinal tangível e visível de nossa incapacidade de amar a Deus tanto quanto Ele nos ama.

A recepção das cinzas na quarta-feira de cinzas também lembra as pessoas de sua mortalidade, que é o resultado direto da condenação de Deus ao nosso pecado. Deus disse a Adão: "Tu és pó e ao pó voltarás" (Gênesis 3:19). As cinzas servem como um lembrete solene de que o salário do pecado é a morte. O homem não pode escapar da morte. Muitas vezes, as pessoas hoje sentem como se fossem invencíveis. É fácil sentir que estamos no topo do mundo, capazes de fazer tudo o que queremos. Continuamos ocupados fazendo coisas "boas", mas não reconhecemos que realmente somos homens mortos que andam. As pessoas não gostam de pensar na morte. Nossa cultura aparentemente esterilizou a morte. Nós fazemos todo o possível para evitar a morte. A morte é desconfortável. E é por isso que as cinzas são tão importantes. Elas são o lembrete visível de que Deus criou o homem do pó da terra e, um dia, todos os homens retornarão ao pó da terra. Cinzas a cinzas e pó a pó. As cinzas nos forçam a lembrar que somos apenas mortais e que somente Deus é soberano e reina por toda a eternidade.

As cinzas também nos contam as boas novas do evangelho! Você vê, as cinzas não são apenas manchas aleatórias nas testas das pessoas. As cinzas são impostas na forma de uma cruz. Ao receber as cinzas, lembramos que nosso Senhor Jesus tomou a plenitude de nossa humanidade. Aquele que estava sem pecado tornou-se nosso pecado. Jesus Cristo foi crucificado em uma cruz. Ele foi crucificado por você. Ele desceu ao inferno onde ele suportou a plenitude da ira de Deus em seu nome. Então Jesus conquistou a morte através de sua ressurreição. Ele foi ressuscitado pra você. Ao fazê-lo, Ele tomou as cinzas do nosso passado e criou em nós uma nova vida, permitindo-nos viver para sempre na santa presença de Deus. Ele redimiu seus filhos, nos tornando limpos e novos. Através da cruz de Cristo, o poder da morte foi destruído. Através da cruz há vida.

Em muitos cultos luteranos na quarta-feira de cinzas, a Eucaristia segue imediatamente após a recepção das cinzas. Nós, que uma vez morremos em nossos pecados, que merecemos a morte, chegamos à Mesa do Senhor literalmente carregando a cruz de Cristo. Aqui, na mesa do Senhor, aqueles que se humilharam diante do Senhor, que admitiram seu pecado, que sabem que merecem a morte, recebem a nova vida que só é encontrada através do corpo e do sangue de nosso amado Senhor Jesus. . Aqui, à mesa do Senhor, aqueles que estão marcados com a cruz de Cristo se levantam, são fortalecidos pela misericórdia, amor e graça de Deus, e são enviados ao mundo para proclamar as boas novas da salvação.

Este ano, a quarta-feira de cinzas é 6 de março. Você é encorajado a encontrar uma igreja luterana local para que você também possa participar desta ocasião especial na qual nos apresentamos humildemente perante o Senhor, nos arrependemos de nossos caminhos pecaminosos e recebemos o dom gratuito de nosso Senhor Jesus Cristo. Curiosamente, as cinzas que os luteranos recebem são tradicionalmente feitas com os galhos de palmeira usados ​​anteriormente no Domingo de Ramos, um dia em que as pessoas se regozijavam e louvavam Jesus alguns dias antes de se voltarem contra ele e gritarem " Crucifica-o! (Mateus 27:22, Marcos 15:13, Lucas 23:21, João 19: 6) Isto serve como um poderoso lembrete de que as pessoas são pecadoras, a morte é real, mas o Dia da Ressurreição (Páscoa) é tão real quanto estes dias de miséria! Venha, todo mundo é bem vindo. Todos precisam de salvação. Deixe o Senhor usar as cinzas do seu passado para criar em você um coração limpo e uma nova vida nEle.

***

Fonte:

https://lutheranlenses.com/2019/02/23/ashes-to-ashes-and-dust-to-dust-why-lutherans-receive-ashes-on-ash-wednesday/

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.