abril 21, 2019


Domingo, 21 de Abril de 2019.

Santo do dia: Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor
Cor litúrgica: branco
Evangelho do dia: São Lucas 24.1-12
Primeira leitura: Isaías 65.17-25
Leitura do Profeta Isaías:
"17. Pois eu vou criar novos céus, e uma nova terra; o passado já não será lembrado, já não volverá ao espírito,* 18. mas será experimentada a alegria e a felicidade eterna daquilo que vou criar. Pois vou criar uma Jerusalém destinada à alegria, e seu povo ao júbilo; 19. Jerusalém me alegrará, e meu povo me rejubilará; doravante já não se ouvirá aí o ruído de soluços nem de gritos. 20. Já não morrerá aí nenhum menino, nem ancião que não haja completado seus dias; será ainda jovem o que morrer aos cem anos: não atingir cem anos será uma maldição. 21. Serão construídas casas onde habitarão, serão plantadas vinhas cujos frutos comerão. 22. Não mais se construirá para que outro se instale; não mais se plantará para que outro se alimente. Os filhos de meu povo durarão tanto quanto as árvores, e meus eleitos gozarão do trabalho de suas mãos. 23. Não trabalharão mais em vão, não darão mais à luz filhos votados a uma morte repentina, porque serão a raça abençoada pelo Senhor, eles e seus descendentes. 24. Antes mesmo que me chamem, eu lhes responderei; estarão ainda falando e já serão atendidos. 25. O lobo e o cordeiro pastarão juntos, o leão, como um boi, se alimentará de palha, e a serpente comerá terra. Nenhum mal nem desordem alguma será cometida, em todo o meu monte santo”, diz o Senhor.*"
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 16 (15)
" - Poema de Davi. Guardai-me, ó Deus, porque é em vós que procuro refúgio.*
 R: Digo a Deus: “Sois o meu Senhor, fora de vós não há felicidade para mim”. 
 - Quão admirável tornou Deus o meu afeto para com os santos que estão em sua terra. 
R: Numerosos são os sofrimentos que suportam aqueles que se entregam a estranhos deuses. Não hei de oferecer suas libações de sangue e meus lábios jamais pronunciarão o nome de seus ídolos. 
 - Senhor, vós sois a minha parte de herança e meu cálice; vós tendes nas mãos o meu destino. 
R: O cordel mediu para mim um lote aprazível, muito me agrada a minha herança.* 
 - Bendigo o Senhor porque me deu conselho, porque mesmo de noite o coração me exorta. Ponho sempre o Senhor diante dos olhos, pois ele está à minha direita; não vacilarei. 
R: Por isso, meu coração se alegra e minha alma exulta, até meu corpo descansará seguro, 
- Porque vós não abandonareis minha alma na habitação dos mortos, nem permitireis que vosso Santo conheça a corrupção.* 
R: Vós me ensinareis o caminho da vida, há abundância de alegria junto de vós, e delícias eternas à vossa direita.*"
Segunda leitura: 1 Coríntios 15.19-26
Leitura da carta de são Paulo aos Coríntios:
"19. Se é só para esta vida que temos colocado a nossa espe­rança em Cristo, somos, de todos os homens, os mais dignos de lástima. 20. Mas não! Cristo ressuscitou dentre os mortos, como primícias dos que morreram! 21. Com efeito, se por um homem veio a morte, por um homem vem a ressurreição dos mortos. 22. Assim como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos reviverão. 23. Cada qual, porém, em sua ordem: como primícias, Cristo; em seguida, os que forem de Cristo, na ocasião de sua vinda. 24. Depois, virá o fim, quando entregar o Reino a Deus, ao Pai, depois de haver destruído todo principado, toda potestade e toda dominação. 25. Porque é necessário que ele reine, até que ponha todos os inimigos debaixo de seus pés. 26. O último inimigo a derrotar será a morte, porque Deus sujeitou tudo debaixo dos seus pés.*"
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 24.1-12
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- O nosso cordeiro pascal, Jesus Cristo, já foi imolado. Celebremos, assim, esta festa na sinceridade e verdade (1Cor 5,7s);
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
"1. No primeiro dia da semana, muito cedo, dirigiram-se ao se­pulcro com os aromas que haviam preparado. 2. Acharam a pedra removida longe da abertura do sepulcro. 3. Entraram, mas não encontraram o corpo do Senhor Jesus. 4. Não sabiam elas o que pensar, quando apareceram em frente delas dois personagens com vestes resplandecentes. 5. Como estivessem amedrontadas e voltassem o rosto para o chão, disseram-lhes eles: “Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo? 6. Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como ele vos disse, quando ainda estava na Galileia: 7. O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores e crucificado, mas ressuscitará ao terceiro dia”. 8. Então, elas se lembraram das palavras de Jesus. 9. Voltando do sepulcro, contaram tudo isso aos Onze e a todos os demais. 10. Eram elas Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; as outras suas amigas relataram aos apóstolos a mesma coisa. 11. Mas essas notícias pareciam-lhes como um delírio, e não lhes deram crédito. 12. Contudo, Pedro correu ao sepulcro; inclinando-se para olhar, viu só os panos de linho na terra. Depois, retirou-se para a sua casa, admirado do que acontecera."
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor

Citações das Escrituras: Bíblia Ave Maria, Disponível em <https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria>

***********************************

Comentário ao Evangelho do Dia:

 A mudança de Lucas 23: 56b para 24: 1 é a mudança do antigo para o novo. As mulheres são transformadas enquanto percorrem os eventos desta primeira manhã de Páscoa. Tendo guardado o sábado de acordo com a Lei, as mulheres vêm ao túmulo para ungir o corpo de Jesus, o corpo morto de Jesus, porque ainda acreditavam que ele estava morto. Mas elas acham o túmulo vazio, a pedra rolou. Elas entram no túmulo, mas não encontram o corpo. Perplexas, ainda estão em um estado de confusão. Elas não entendem o significado e propósito de Deus na paixão e ressurreição de Cristo. De repente, dois "homens" aparecem em roupas resplandecentes diante delas (v. 4).

As mulheres percebem que esses homens são realmente anjos. Com medo, as mulheres inclinam o rosto no chão. Os anjos perguntam: "Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo?" (V. 5). Então os anjos confirmam o que as mulheres já viram com seus próprios olhos: a tumba está vazia (v. 6). "Não está aqui, mas ressuscitou." A declaração dos anjos sobre a Paixão e a ressurreição de Jesus lembra o que o próprio Jesus havia dito na Galiléia (verso 7). Esta declaração nos remete a Lucas 9:22, onde Jesus, durante o seu ministério na Galiléia, previu sua paixão pela primeira vez. Agora a crucificação é um fato histórico. Os sofrimentos e a ressurreição de Jesus fizeram parte do plano divino de salvação anunciado por Jesus na Galiléia.

As mulheres que começaram este dia a partir da perspectiva da Antiga Aliança agora se lembram das palavras do Senhor sobre a Nova Aliança, sobre Sua Paixão e ressurreição. Elas são as primeiras a testemunhar o sepulcro vazio e a ouvir o seu significado, da boca dos santos anjos! Elas retornam do túmulo transformadas. A Boa Nova mudou suas vidas para sempre! Elas informam os Onze e todos os demais "tudo isso" (v. 9). Assim, as mulheres se tornam as primeiras evangelistas.

Os apóstolos, no entanto, têm uma resposta completamente diferente a essa notícia. Eles ainda consideram que a Paixão e a ressurreição não têm significado (v. 11). Eles não acreditam nas mulheres. Eles ainda não entenderam o plano de Deus para providenciar a salvação em Jesus Cristo. No entanto, Lucas nota que Pedro corre para o túmulo, encontrando lá apenas os panos de linho (v. 12). Com este fato, Lucas prepara o último relatório da aparição do Senhor para os Onze.

Ainda hoje, muitos consideram a Boa Nova da cruz e a sepultura aberta completamente sem sentido. Mas para aqueles de nós que cremos, é o evento que transformou nossas vidas. Assim como as mulheres encontram alegria e esperança novas e irreprimíveis, também podemos encontrar alegria e esperança, por mais escuras ou desencorajadoras que sejam nossas circunstâncias externas. Cristo ressuscitou! O túmulo está vazio! O descanso sabático que Deus havia prometido aos crentes do Antigo Testamento chegou até nós no Cristo ressuscitado. Nele, descansamos da maldição de tentar manter a Lei pela nossa própria força. Nós descansamos da culpa do nosso pecado. Somos livres. Eles nos dão uma nova vida e a esperança da vida eterna. Que presente!

Leitura devocional é adaptada de LifeLight: Luke, Part 2—Leaders Guide, páginas 46-47 © 2008 Concordia Publishing House. Todos os direitos reservados.

Coleta do Dia

Todo-poderoso Deus, que através de teu único Filho Jesus Cristo venceste a morte e abriste para nós o portão da vida eterna, oramos com humildade para que possamos viver diante de ti em justiça e pureza para sempre; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. (Lecionário Luterano, p.95)

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.