abril 19, 2019

Está Consumado: Devoção para Sexta-Feira Santa

 
"Está consumado." Sim, está consumado na cruz. Mas vivendo em um mundo cheio de pecado, às vezes não sentimos que está consumado. Leia sobre isso na devoção de hoje, que é extraída de Words of Life from the Cross: Resources for Lent–Easter Preaching and Worship.
Leituras das Escrituras

☩ Isaías 52: 13–53: 12
☩ Salmo 31 ou Salmo 22
☩ Hebreus 4: 14–16; 5: 7–9
☩ João 18: 1–19: 42 ou João 19: 17–30

Leitura Devocional

Em certo sentido, também "está consumado" com você. Você, como está em Cristo, unido a Jesus através do Batismo em Sua morte e vida, você também está consumado. “Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.” (1 Coríntios 6:11). Você foi crucificado com Cristo; você foi ressuscitado para a vida em Cristo; você está sentado à direita de Deus em Cristo. Em Cristo está consumado também para você.

Mas em outro sentido, ainda não está consumado, não como seus olhos podem ver, não como seus sentidos podem sentir. Você permanece neste corpo mortal. Você faz parte dessa velha e caída criação. Você ainda é um filho natural de Adão. As coisas que você quer fazer, você não faz; as coisas que você não quer fazer, elas acabam sendo as mesmas coisas que você faz. Quando você tenta fazer o bem, o mal parece estar em cada esquina. Nós clamaríamos com Paulo: “Miserável homem que eu sou!” (Romanos 7:24), e estaríamos corretos.

Nós estamos presos na tensão paradoxal do já e do ainda não, de sermos pecadores em nós mesmos e mesmo assim plenamente santos aperfeiçoados em Cristo. Simul justus et peccator segue a conhecida fórmula luterana. Há uma tensão e também um arrependimento diário. Um diário morrer para o velho eu em Adão e um diário elevar-se para o novo eu em Cristo.

"Está consumado." Jesus diz sobre você na morte do seu batismo, onde você morreu para o pecado para ressuscitar em Jesus. "Está consumado." Ele diz a você novamente nas palavras de absolvição que o chama de volta para aquele Batismo e o cobre de novo. “Está consumado.” Ele diz isso a você com Seu corpo e sangue, confirmando mais uma vez o trabalho consumado da sua salvação.

Lembrem-se desta Palavra de consumação na hora em que vocês são tentados a acrescentar à obra completa de Cristo, quando duvidam da sua salvação ou são assediados por seus pecados. Lembrem-se desta palavra ao olhar para o espelho da Lei refletindo o seu pecado e quando enfrentar a hora da sua morte. Lembre-se dessa palavra nesta sexta-feira santa, dia da criação do homem e seu dia de redenção. Está consumado, e é muito bom.
********************************

A leitura devocional é de Words of Life from the Cross: Resources for Lent–Easter Preaching and Worship. © 2009 Concordia Publishing House. Todos os direitos reservados.

As citações das Escrituras são da Bíblia NAA. Disponível em <https://www.bible.com/pt/bible/1840/1CO.6.NAA>

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.