abril 16, 2019

Notre Dame - Nossa Perspectiva


Catedral de Notre-Dame: estátuas dos 12 apóstolos e o órgão estão entre os objetos salvos após o incêndio (Petit Tesson/Reuters)
 Por Rev. Fr. Larry L. Beane

O mundo ficou, e permanece, chocado, horrorizado e enlutado com o fogo da singular, icônica e histórica Catedral de Notre Dame em Paris, na segunda-feira, 15 de abril de 2019.

Depois de décadas de igrejas quase vazias em toda a terra, a cidade hoje chora e promete reconstruir o magnífico centro histórico e a joia do cristianismo parisiense. Mesmo os não-cristãos reconhecem seu significado espiritual e histórico mais profundo, enquanto outros o banalizam como uma exibição de arte estéril, ao invés de um ícone da civilização ocidental. O presidente Macron está convencido de que a Notre Dame será reconstruída.

Inevitavelmente, os guerreiros de poltrona nas mídias sociais levantaram a mesma questão que os discípulos de nosso Senhor que estavam "indignados" quando "aproximou-se [de Jesus] uma mulher, trazendo um frasco feito de alabastro com um perfume precioso, que ela derramou sobre a cabeça de Jesus, estando ele à mesa.”. Eles argumentaram: “Para que este desperdício? Este perfume poderia ter sido vendido por muito dinheiro, para ser dado aos pobres.” Nosso Senhor os repreendeu: “Por que vocês estão incomodando esta mulher? Ela praticou uma boa ação para comigo. Porque os pobres estarão sempre com vocês, mas a mim vocês nem sempre terão.” E nosso Senhor disse que "onde for pregado em todo o mundo este evangelho, também será contado o que ela fez, para memória dela.” (Mt 26: 6-13).

Muitos ouviram este mesmo diálogo durante o Evangelho do Domingo de Ramos (Domingo da Paixão) no início da Semana Santa - um dia antes da grande e terrível conflagração na Catedral.

Enquanto surgiu a determinação para reconstruir, e como surgiram ofertas de todo o mundo para ajudar a pagar, no montante de mais de US $ 700 milhões no início - alguns questionaram a conveniência de reconstruir Notre Dame, já que o dinheiro poderia ser usado para outros fins.

Como a própria continuidade da catedral testemunha, tendo resistido a ondas de revoluções e convulsões culturais sísmicas, guerras e convulsões políticas - a história se repete, quase um déjà vu, até mesmo a ideia de que a Notre Dame não deveria ser reconstruída - por causa do “ para que este desperdício? poderia ter sido vendido por muito dinheiro, para ser dado aos pobres.”- ressoa novamente.

Embora seja sensato fazer um balanço de nossas situações financeiras, e ao mesmo tempo somos chamados a ser bons administradores, e embora tenhamos uma responsabilidade para com os pobres - também temos uma responsabilidade para com as gerações ainda não nascidas, mesmo aquelas que virão daqui a mil anos. , de preservar tais santuários e depositários exclusivos da fé e da própria história da civilização.

Isto é especialmente verdadeiro para os cristãos, especificamente aqueles que creem na Presença Real de Cristo e em Sua contínua obra milagrosa no altar, no confessionário, na fonte e no púlpito. E ainda que o cristianismo tenha se tornado quase moribundo na França, o esforço para reconstruir a Catedral pode, se o Senhor quiser, ser um renascimento do cristianismo - pelo menos entre alguns - em Paris.

Mas, para colocar o custo em perspectiva, US $ 700 milhões equivalem a cerca de US $ 10 por pessoa vivendo na França. Ou considere que o Stade de France, a arena esportiva parisiense, foi construído em 1998 a um custo de € 290 milhões.

Para colocar um pouco mais perto de nossa atual realidade cultural e financeira, e para colocar a quantia em perspectiva adequada, considere as etiquetas de preço dos dez estádios esportivos mais caros dos Estados Unidos, com o número um em direção ao Lost Angeles Stadium. (2016), construído a um custo de US $ 2,66 bilhões. Esses dez estádios sozinhos somam um custo de US $ 15,31 bilhões. Mas eu não me lembro de nenhum cristão oferecendo a objeção de Mateus 26 "Ut quid perditio haec?" ("Por que este desperdício?") enquanto usavam a camisa de seus times favoritos. E isso nem leva em conta os milhares de estádios universitários de futebol americano, basquete, beisebol e futebol de todo o país.

Aqueles que se opõem a gastar o dinheiro para reconstruir Notre Dame nunca dizem o que deve ser feito com os escombros e cinzas da devastação: o telhado que queimou, o pináculo que desmoronou, etc. Deixar as cinzas e a ruína para os ratos se reproduzirem não é exatamente uma opção. Mesmo limpar o terreno custaria milhões de dólares.

É claro que a Igreja não é um edifício, pois o “Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas; nem é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa, pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais.”(Atos 17.24-25). Se tivesse sido a vontade de Deus permitir a destruição total e irrevogável de Notre Dame, isso não diminuiria a verdadeira Igreja do Senhor Jesus e o Evangelho de Sua redenção, Sua morte expiatória pelos pecados do mundo. A vida eterna na Cidade Santa para sua noiva, a Igreja.

E, no entanto, aqui está uma oportunidade maravilhosa de testemunho ao mundo, para confessar diante de nosso Senhor e dos anjos, e mesmo diante do diabo e dos demônios, a mensagem de redenção e ressurreição, de esperança, da vitória de nosso Senhor Jesus Cristo sobre todo o mal neste mundo caído por meio da cruz e do túmulo vazio. A cristandade ainda tem uma mensagem e uma missão em meio aos povos desse mundo caído.

O Rev. Dr. Peter Scaer eloqüentemente colocou esta tragédia e seu significado para nós em perspectiva no Café Sola:

Construa igrejas bonitas, atenda-as e aprecie-as. Construa igrejas bonitas não porque Deus precisa de tal casa, mas porque a sua beleza nos lembra da presença de Deus, do Seu amor. Use vitrais, incluam belas pinturas, ícones e estátuas. Construa belas igrejas, não caixas. Construa belas igrejas, não auditórios com palcos e cafeterias. Construa belas igrejas para expressar a beleza de nosso Senhor. E se elas queimarem, trate de reconstruí-las. E, em seguida, tratem de preenchê-las com a sua presença, com suas orações e hinos. Com a Palavra de Deus. Com águas batismais, com altares oferecendo corpo e sangue. Pois estas são as coisas que tornam uma igreja verdadeiramente bonita. E, para começar, eis a razão pela qual construímos lindas igrejas.

Amém.

E com os cristãos de todo o mundo esta Semana Santa, vamos orar:

Gloire au Père, e au Fils, e au Saint-Esprit. Comme il était au commencement, maintenant et toujours, pour les siècles des siècles. Amen

*********************
Publicado originalmente em <https://www.gottesdienst.org/gottesblog/2019/4/16/notre-perspective> . Traduzido por: Sem. Denício Godoy

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.