agosto 05, 2019

Uma representação do primeiro Culto Divino Luterano em Brandemburgo, 1539.

O sacramento do altar é uma marca da Igreja. Lutero expõe este fato em seu "Sermão sobre a Confissão e o Sacramento" de 1524. Nota-se também Lutero afirmando que aqueles que recebem o sacramento podem ser vistos como aqueles que confessam o nome de Deus, não se envergonham de Sua Palavra e estão dispostos a sofrer pela prática correta da mesma. Portanto, podemos confessar corretamente que a recepção do sacramento é um sinal de fé e vida comum em Cristo.

-------------------------------

Também é belo que Deus assim governe e ordene as coisas de tal forma que este sacramento não seja sem perseguição, pois Ele o instituiu para ser um sinal e uma marca da cristandade, para que as pessoas possam saber quem somos. Se não tivéssemos [este sacramento], as pessoas não saberiam onde encontrar os cristãos, quem são os cristãos e onde o evangelho produziu frutos. Mas quando vamos ao Sacramento, as pessoas podem ver quem são aqueles que ouviram o Evangelho. Então eles podem prestar atenção se nós vivemos como cristãos. Portanto, esta é uma marca pela qual somos reconhecidos como aqueles que confessam o nome de Deus e não se envergonham da Sua Palavra.

Agora, quando o Papa vê que vou ao Sacramento e recebo as duas espécies de acordo com o Evangelho, é um testemunho de que me agarro ao Evangelho. Então, se ele fica com raiva e quer me matar, foi assim que aconteceu no começo do cristianismo, quando os cristãos confessaram a Deus com essa mesma marca. Nossos bispos proibiram ambas as espécies [no sacramento] ao contrário da ordenança e mandato de Cristo. Se queremos confessar Cristo agora, então não recebemos nada além de ambas as espécies, para que as pessoas saibam que somos cristãos e valorizamos a Palavra de Deus. Se eles nos matam por isso, então devemos suportá-lo; Deus nos dará de volta nossas vidas em abundância. Portanto, é certo que seremos perseguidos por isso, caso contrário, se fôssemos honrados por isso, não seria uma verdadeira confissão. Portanto, permanecemos na situação certa, de que devemos esperar vergonha e desgraça e até a morte para glória do Senhor, assim como aconteceu na igreja primitiva.

***

Luther’s Works, Vol. 76 Church Postil II. Concordia Publishing House, 2013, pp. 440-441.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.