junho 04, 2016

Você foi crucificado com Cristo?


Que coisa estranha, até bizarra, isso de Deus inspirar o apóstolo Paulo a dizer: "Estou crucificado com Cristo" (GI 2.19). Por quê? O registro que a Bíblia faz da crucificação menciona apenas outros dois [homens] que foram crucificados com Jesus: Um de cada lado, e Jesus no meio (Jo 19.18). Paulo não estava lá, nem perto desse evento histórico.

Então, como é que ele pode dizer: "Estou crucificado com Cristo?

Deus explica como ele liga o apóstolo Paulo e você à crucificação de Jesus Deus explica como usa o milagre do Batismo para "unir" não apenas o apóstolo Paulo, mas todos os seus filhos, à crucificação do seu Filho.

Em Romanos 6.3-5 (NTLH), Deus diz: Com certeza vocês sabem que, quando fomos batizados para ficarmos unidos com Cristo Jesus, fomos batizados para ficarmos unidos também com a sua morte. Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova. 

Pois, se fomos unidos com ele por uma morte igual à dele, assim também seremos unidos com ele por uma ressurreição igual à dele.

E por que o seu Pai Celestial quer que você esteja unido à morte e ressurreição do seu Filho? Para que "não sejamos mais escravos do pecado" (Rm 6.6). 

Boas Novas para você! Isso é verdadeiramente uma Boa Nova! Essa conexão à crucificação de Cristo traz esperança para todos os que lutam contra as tentações intermináveis da carne, as quais incluem sensualidade, fofoca, preguiça, glutonaria, orgulho e amor ao dinheiro. 

Quem, no íntimo do seu coração, já não sentiu vontade de confessar seus muitos pecados secretos dizendo: "Pois eu conheço bem os meus erros e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti eu pequei – somente contra ti - e fiz o que detestas" (Sl 51.3-4)? Muito embora seja uma bênção indescritível estar unido a Cristo e a sua ressurreição, isso não irá torná-lo perfeito, nem irá evitar que você caia em pecado. 

Mesmo sendo cristão, você muitas vezes vai ter vontade de dizer como o apóstolo Paulo: "Pois eu sei que aquilo que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo. Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço?” (Rm 7.18-19). 

Então, lembre-se disto: mesmo depois de Jesus Cristo ter unido você a ele próprio, a sua morte e ressurreição através do Batismo, você ainda cometerá pecados. Entretanto, Deus diz que você não será mais escravo do pecado (Rm 6.6). 

Com Cristo vivendo em você, você pode se considerar "[morto] para o pecado, mas [vivo] para Deus, em Cristo Jesus" (Rm 6.11). Tome a sua cruz e siga-me (Mateus 16.24) Simão, o cireneu, raramente é mencionado na Bíblia. 

Ainda assim, o que Deus nos ensina através desse homem, embora pouco conhecido, é profundo. 

A lição de Simão, o cireneu, pode afetar você profundamente, especialmente se você sempre achou Jesus interessante, mas jamais tomou a sua cruz para segui-lo. 

Você não precisa mais ser escravo do pecado! Quando você está unido a Cristo, a sua crucificação e sua ressurreição, o diabo pode tentar você, mas jamais poderá derrotá-lo, pois "maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo" (1Jo 4.4). 

Quando você é unido à morte e ressurreição de Jesus através do dom divino do Batismo, o poder do pecado pode tentar controlar você, mas louvado seja Deus: Você jamais será escravo do pecado. 

Ao invés disso, você será um alegre escravo de Deus, pois Cristo vive em você (Rm 6.22).

Querido Senhor, obrigado por me libertar da escravidão do pecado e me unir com a morte e ressurreição de Jesus, para que, enquanto Cristo vive em mim, eu seja teu escravo cheio de alegria. Amém. 

“Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça [...] Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna" (Rm 6.17-18,22).

***

Fonte: Mensageiro Luterano, Abril 2014 | Ano 97 | Nº 1.190 Pág 10 e 11.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.