fevereiro 18, 2017

Cristo redimiu completamente todos os homens


É verdade, meus amigos, que os sectários também falam da verdade de que Cristo redimiu totalmente todos os homens. Não se atreva, no entanto, deixar isso persuadi-lo a acreditar que eles realmente acreditam e pregam esta verdade. É muito claro que se expressam isso uma vez, negam essa verdade mil vezes pelo modo como ensinam a salvação.

Pois o que isso significa: Cristo nos redimiu completamente? Significa: Cristo fez e sofreu por nós tudo o que devíamos ter sofrido e feito para sermos salvos. Nós não temos que apagar nossos pecados; Cristo já os apagou. Não temos que reconciliar Deus; Cristo já o reconciliou. Não temos que merecer a graça de Deus; Cristo já ganhou por nós. Não precisamos cumprir a Lei para nossa salvação; Cristo já cumpriu. Nós não temos que adquirir uma justiça que é admissível diante de Deus; Cristo já a obteve. Não temos que vencer a morte, o diabo e o inferno; Cristo já os venceu por nós. Nós não temos que ganhar nosso próprio valor para entrar no céu; Cristo já ganhou por nós. Em suma, não precisamos completar a obra da nossa salvação; Cristo já completou tudo, drenou a taça de nosso merecido sofrimento até a última gota, pagou nossa dívida até o último centavo, e fez a vontade de Deus [...].

Agora, o que podemos concluir? Que isso pode, sim, ser pregado a todos os homens. Pregar o Evangelho é simplesmente dizer a todos os homens: Pecadores, alegrai-vos! Cristo já apagou os vossos pecados; Cristo já vos reconciliou com Deus; Cristo já ganhou a graça de Deus por você; Cristo já cumpriu a Lei; Cristo já adquiriu uma justiça para você que serve a Deus; Cristo já venceu a morte, o inferno e o diabo; Cristo já ganhou a dignidade necessária para sua entrada no céu; Em suma, Cristo já completou a obra da nossa salvação!

Não suponha que você primeiro deve reconciliar a Deus através de qualquer sofrimento e expiar seus pecados. Não suponha que você deve fazer boas obras, que você deve salvar-se pelo seu arrependimento, pelos seus remorsos, pelo seu aperfeiçoamento, pelas suas lutas. Não! Isso já aconteceu. Você deve meramente receber o que Cristo já fez e sofreu por você, apropriar-se, confortar-se com ele, acreditar, andar e permanecer nesta fé e, finalmente, ser salvo por meio desta fé.

Você vê, já que Cristo redimiu completamente todos os homens, o Evangelho não é nada mais do que a pregação do perdão dos pecados a todas as pessoas, para a qual o próprio Deus diz seu Sim e Amém no céu. Em uma palavra, é uma absolvição geral que é trazida pelos homens a todo o mundo, selada com o sangue e morte de Cristo, e confirmada pelo próprio Deus através de sua gloriosa ressurreição. Só porque o Evangelho é uma absolvição para todos os homens por causa da redenção completa do mundo, um pregador pode e deve assegurar a toda pessoa que deseja o perdão que, em nome de Deus, seus pecados são perdoados.

O que eles [os sectários] fazem, que negam aos pregadores do Evangelho o poder de perdoar pecados? Eles negam-lhes o poder de pregar o Evangelho a todos os homens em seu verdadeiro sentido. Eles negam a completa redenção de Cristo, que é a pregação do Evangelho. Sim, aqueles que negam o poder de perdoar pecados não têm fé e o verdadeiro conhecimento da perfeita redenção. Se alguém crê que Cristo apagou os pecados de todos os homens, como ele pode se ofender quando um pregador ou leigo diz a alguém que confessa sua fé em Cristo: Seus pecados estão perdoados? Se alguém acredita que Cristo ganhou a graça para todos os homens, como ele pode se ofender quando um pregador ou um cristão comum assegura uma pessoa que crê nisto [...]

A nossa Igreja ensina em toda a sua pureza e plenitude que Cristo redimiu completamente todos os homens, que uma pessoa é justa diante de Deus e será salva só pela graça através da fé; Por isso a nossa Igreja também se apegou à preciosa doutrina da absolvição. Enquanto a doutrina da justificação só pela fé brilhar intensamente em nossa Igreja, por tanto tempo ela não deixará o conforto da absolvição ser tirado. Entretanto, se alguém não tem o artigo de justificação somente pela graça, pela fé em sua pureza, a escuridão infernal deve entrar, deve-se negar o poder da absolvição e com ela a perfeição da redenção de Cristo.

******************

C.F.W Walther | Pastor e Teólogo Luterano
Fonte: Não consta (Sabe a fonte? Envie-nos uma mensagem)

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.