fevereiro 12, 2019


Meditationes Sacrae ¹
☩ Bem-aventurado Johannes Gerhard (1582-1637 A.D)

***

I - Com respeito ao verdadeiro conhecimento do pecado

A confissão de uma falta cura.

Santo Deus, juiz justo, meus pecados são vistos com os olhos e com o espírito (Levítico 11:45). Cada hora penso na morte, porque a morte se aproxima a cada hora (Salmos 7:12). Todos os dias penso no juízo, porque por todos os dias haverá prestação de contas (2 Coríntios 5:10). Eu examino minha vida e reconheço que é completamente vaidosa e profana. Vãs e inúteis são minhas muitas ações. Ainda mais vãs são as minhas palavras. Ainda mais vaidoso que estes são os meus pensamentos.

Minha vida não é apenas vaidosa, mas também profana e ímpia. Eu não acho nada de bom nisso. Mesmo que algo pareça bom, certamente não é bom ou perfeito, porque é corrompido pelo contágio do pecado original e da natureza pecaminosa. Jó, piedoso, costumava dizer: "Eu temerei todo trabalho" (Jó 9:28). Se, portanto, o santo homem se queixa em voz alta, o que o profano deve fazer? “Todos os nossos atos de justiça são como trapos imundos” (Isaías 64: 6). Se os nossos atos de justiça são tais, de que tipo, posso perguntar, são os nossos atos injustos? O Salvador diz: “Se você fez tudo o que lhe foi ordenado, deve dizer: 'Somos servos indignos'” (Lucas 17:10). Se formos inúteis quando obedecermos, certamente seremos abomináveis ​​quando desobedecermos. Se tenho uma dívida contigo, Deus santo, quando eu faço algo que não é pecado, o que poderei oferecer a Ti como pagamento quando eu pecar?

Nossa própria justiça, que parece ser justa aos nossos olhos, é mera injustiça quando é comparada com a sua divina retidão. Uma lâmpada é notada quando brilha na escuridão, mas é obscurecida quando é envolvida pelos raios do sol. Muitas vezes uma vara é considerada reta se não estiver sujeita à regra. No entanto, se for submetida à regra, pode-se descobrir que a vara tem pontos tortos. Muitas vezes a imagem de um selo aparecerá perfeita a olho nu. No entanto, o olho do fabricante discerne muitas imperfeições. Muitas vezes, portanto, uma coisa, que brilha na estimativa de quem a está fazendo, é suja a critério de um juiz. O primeiro é o julgamento do homem, o segundo de Deus.

A lembrança dos meus muitos pecados me apavora. Pior ainda, meus pensamentos explodem: “Que homem pode reconhecer todas as suas ofensas? Purifica-me dos meus pecados secretos, ó Senhor ”(Salmo 19:13). Não me atrevo a levantar os olhos para o céu porque ofendi a quem nele vive (Lucas 18:13). Nem posso encontrar refúgio na terra. Como, na verdade, ousei esperar o favor da criação quando ofendi o Senhor da criação? Meu adversário, o diabo, me acusa (Apocalipse 12:10). “O juiz mais justo”, diz ele a Deus, “declara que este desprezível é meu por causa de seu pecado e culpa, este que não está disposto a ser seu por meio da graça. Seu ele é por natureza. Meu ele é pelos seus pecados. Seu ele é pela paixão. Meu através da persuasão. Para Ti ele é desobediente. Para mim ele é obediente. De Ti, ele recebe a imortalidade e o manto da inocência. De mim ele recebe este manto esfarrapado da vida mais perversa. Ele descartou sua roupa quando preferiu a minha sobre a sua. Declare que este pecador deplorável seja meu e condene-o junto a mim."

Todos os elementos terrestres me acusam. Os céus dizem: "Proporcionei luz para o seu conforto". O ar diz: "Eu lhe dei todos os tipos de pássaros como homenagem". A água diz: "Eu lhe dei muitos tipos diferentes de peixe para comer. ”A terra diz:“ Eu dei pão e vinho para a sua nutrição, mas você ainda assim desperdiçou estas coisas e mostrou desprezo por nosso Criador. Que todos os nossos benefícios sejam transformados em sua punição. ” O fogo diz:“ Que ele seja queimado por mim.”A água diz:“ Que ele seja afogado por mim. ”O ar diz:“ Que ele seja jogado em mim. . ”A terra diz:“ Seja ele absorvido por mim. ” Os santos anjos acusam aqueles a quem Deus havia dado para ministrar a mim e para a comunhão na vida futura. Meu pecado me privou de seu ministério santo nesta vida e da esperança de sua comunhão na vida futura.

A voz do próprio Deus, a saber, a lei divina, me acusa. Ou a lei divina deve ser cumprida ou irei perecer. No entanto, uma vez que é impossível para mim cumprir isto, perecerei em uma eternidade insuportável. Deus, a quem sou incapaz de enganar, o juiz mais severo e o mais poderoso carrasco de sua própria lei eterna, me acusa. Ele é a sabedoria em si. Dele eu sou incapaz de fugir. Ele certamente reina poderosamente em todos os lugares. Para onde então posso fugir (Salmo 139: 7)?

Para Ti, ó piedoso Cristo, nosso único Redentor e Salvador, posso fugir. Grandes são as minhas dívidas, mas maior é o seu pagamento. Grande é a minha injustiça, mas maior é a tua justiça. Eu reconheço. Por favor, não faça caso. Eu abro o que está fechado. Por favor feche. Eu descubro. Por favor cubra. Em mim não há nada exceto o pecado condenável. Em Ti  não há nada além de mérito salvador. Cometi muitas coisas pelas quais, com razão, mereço ser condenado. Tu, no entanto, não deixaste nada a fazer para me salvar misericordiosamente. Ouço a voz do Cântico, que pede que me esconda nas fendas das rochas (Cânticos de Salomão 2:14). Tu és o canto mais forte. As fendas da rocha são suas feridas (1 Coríntios 10: 4). Nelas, posso me esconder das acusações de toda a criação. Meus pecados clamam ao céu, mas seu sangue derramado por meus pecados clama mais alto (Hebreus 12:24). Meus pecados são persuasivos, de modo que meu coração deve ser acusado por Deus, mas sua paixão em meu lugar é mais convincente, para que eu seja defendido. Minha vida injusta é poderosa o suficiente para que eu seja condenado, mas sua vida justa é mais poderosa, para que eu seja salvo. Apelo do trono da justiça para o trono da misericórdia, a fim de não entrar na condenação que muito mereço. Isto é devido ao seu mais sagrado mérito, que foi colocado entre a sua condenação e Eu mesmo.

***

Nota: Johannes Gerhard publicou suas Meditationes Sacrae em latim em 1606, aos 23 anos de idade. Naquele momento de sua vida, era um estudante de teologia em Jena. Gerhard nasceu em Quedlinburg em 27 de outubro de 1582. Antes de Jena, havia estudado em Wittenberg. Para um resumo sucinto da vida e do trabalho de Gerhard, ver The Theology of Post-Reformation Lutheranism , de Robert Preus (volume 1, páginas 52-53). Além de Meditationes Sacrae , Gerhard escreveu dois outros importantes livros devocionais. O primeiro é o Exercitium Pietàs Quotidianum (1629). O segundo é Schola Pietatis (1623).

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.