abril 28, 2019


Domingo, 28 de Abril de 2019.

Santo do dia: 2º Domingo de Páscoa
Cor litúrgica: branco
Evangelho do dia: São João 20, 19-31
Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 5, 12-20
Leitura dos Atos dos Apóstolos:
"12. Enquanto isso, realizavam-se entre o povo pelas mãos dos apóstolos muitos milagres e prodígios. Reuniam-se eles todos, unânimes, no pórtico de Salomão.* 13. Dos outros ninguém ousava juntar-se a eles, mas o povo lhes tributava grandes louvores. 14. Cada vez mais aumentava a multidão dos homens e mulheres que acreditavam no Senhor. 15. De maneira que traziam os doentes para as ruas e punham-nos em leitos e macas, a fim de que, quando Pedro passasse, ao menos a sua sombra cobrisse alguns deles. 16. Também das cidades vizinhas de Jerusalém afluía muita gente, trazendo os enfermos e os atormentados por espíritos imundos, e todos eles eram curados. 17. Levantaram-se então o sumo sacerdote e seus partidários (isto é, a seita dos sadu­ceus) cheios de inveja, 18. e deitaram as mãos nos apóstolos e meteram-nos na cadeia pública. 19. Mas um anjo do Senhor abriu de noite as portas do cárcere e, conduzindo-os para fora, disse-lhes: 20. “Ide, apresentai-vos no templo e pregai ao povo as palavras desta vida”."
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 148
- Aleluia. Nos céus, louvai o Senhor, louvai-o nas alturas do firmamento.* 
R: Louvai-o, todos os seus anjos. Louvai-o, todos os seus exércitos. 
- Louvai-o, sol e lua; louvai-o, astros brilhantes. 
R: Louvai-o, céus do céu, e vós, ó oceanos dos espaços celestes. 
- Louvem o nome do Senhor, porque ele mandou e tudo foi criado. 
R: Tudo estabeleceu pela eternidade dos séculos; fixou-lhes uma Lei que não será violada. 
- Na terra, louvai o Senhor: cetáceos e todos das profundezas do mar; 
R: fogo e granizo, neve e neblina; vendaval proceloso dócil às suas ordens; 
- montanhas e colinas, árvores frutíferas, árvores silvestres; 
R: feras e rebanhos, répteis e aves; 
- reis da terra e todos os seus povos; príncipes e juízes do mundo; 
R: jovens e donzelas; velhos e crianças! 
- Louvem todos o nome do Senhor, porque só o seu nome é excelso. Sua majestade transcende a terra e o céu, 
R: e conferiu a seu povo um grande poder. Louvem-no todos os seus fiéis, filhos de Israel, povo a ele mais chegado."
Segunda leitura: Apocalipse 1.4-18
Leitura do livro do Apocalipse de São João:
"4. João às sete igrejas que estão na Ásia: a vós, graça e paz da parte daquele que é, que era e que vem da parte dos sete Espíritos que estão diante do seu trono* 5. e da parte de Jesus Cristo, testemunha fiel, primogênito dentre os mortos e soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, que nos lavou de nossos pecados no seu sangue 6. e que fez de nós um reino de sacerdotes para Deus e seu Pai, glória e poder pelos séculos dos séculos! Amém. 7. Ei-lo que vem com as nuvens. Todos os olhos o verão, mesmo aqueles que o traspassaram. Por sua causa, hão de lamentar-se todas as raças da terra. Sim. Amém.* 8. Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que vem, o Domi­nador.* 9. Eu, João, vosso irmão e companheiro nas tribulações, na rea­leza e na paciência em união com Jesus, estava na ilha de Patmos por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus.* 10. Em um domingo, fui arrebatado em êxtase, e ouvi, por trás de mim, voz forte como de trombeta, 11. que dizia: “O que vês, escreve-o num livro e manda-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodiceia”. 12. Voltei-me para saber que voz falava comigo. Tendo-me voltado, vi sete candelabros de ouro 13. e, no meio dos candelabros, alguém semelhante ao Filho do Homem, vestindo longa túnica até os pés, cingido o peito por um cinto de ouro.* 14. Tinha ele cabeça e cabelos brancos como lã cor de neve. Seus olhos eram como chamas de fogo. 15. Seus pés se pareciam ao bronze fino incandescido na fornalha. Sua voz era como o ruído de muitas águas. 16. Segurava na mão direita sete estrelas. De sua boca saía uma espada afiada, de dois gumes. O seu rosto se assemelhava ao sol, quando brilha com toda a força.* 17. Ao vê-lo, caí como morto aos seus pés. Ele, porém, pôs sobre mim sua mão direita e disse: “Não temas! Eu sou o Primeiro e o Último, e o que vive. 18. Pois estive morto, e eis-me de novo vivo pelos séculos dos séculos; tenho as chaves da morte e da região dos mortos."
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 20, 19-31
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Acreditaste, Tomé, porque me viste. Felizes os que creram sem ter visto! (Jo 20,29);
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:
"19. Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, os discípulos tinham fechado as portas do lugar onde se achavam, por medo dos judeus. Jesus veio e pôs-se no meio deles. Disse-lhes ele: “A paz esteja convosco!”. 20. Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor. 21. Disse-lhes outra vez: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós”. 22. Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: “Recebei o Espírito Santo. 23. Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, lhes serão retidos”. 24. Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. 25. Os outros discípulos disseram-lhe: “Vimos o Senhor”. Mas ele replicou-lhes: “Se não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos, e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei!”. 26. Oito dias depois, estavam os seus discípulos outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles. Estando trancadas as portas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco!”. 27. Depois disse a Tomé: “Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé”. 28. Respondeu-lhe Tomé: “Meu Senhor e meu Deus!”. 29. Disse-lhe Jesus: “Creste, porque me viste. Felizes aqueles que creem sem ter visto!”. 30. Fez Jesus, na presença dos seus discípulos, ainda muitos outros mila­gres que não estão escritos neste livro. 31. Mas estes foram escritos, para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.*"
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor

Textos das Sagradas Escrituras: Bíblia Ave Maria, disponível em <https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/>


********************************

Comentário do dia:

Embora o título “filho do homem” seja usado em Ezequiel como uma denominação do profeta, identificando-o como porta-voz de Deus, é principalmente o uso do termo em Daniel que dá o fundamento teológico para seu uso no Novo Testamento. Já no período intertestametário, desenvolveu-se uma teologia do Filho do Homem. Por exemplo, 1 Enoque comenta e interpreta o Filho do Homem descrito em Dn 7.13–14. O Filho do Homem representa o Ancião de Dias e governa o povo de Deus em seu nome. A preexistência do Filho do Homem é afirmada, ele é identificado como o Ungido (Messias), e ele será a luz dos gentios. Ele também é identificado com a Sabedoria e será responsável pela ressurreição e pelo julgamento.

Quando Jesus começou a se chamar de “Filho do Homem”, o termo já tinha um significado teológico dentro do judaísmo. Era o título preferido que Jesus usava quando falava de si mesmo na terceira pessoa. Aparece cerca de oitenta e oito vezes no NT, oitenta e quatro dos quais aparecem nos quatro evangelhos e dois no Apocalipse (1:13 e 14:14). Nos evangelhos, é usado em conexão com todo o ministério de Cristo, mas em particular em conexão com declarações que dizem que por causa de sua morte e ressurreição ele virá novamente em julgamento. O uso que Jesus faz deste título para identificar a si mesmo e seu ministério expressa que ele é o cumprimento da imagem e palavra profética do Filho do Homem no AT. Também convida os ouvintes a reconhecê-lo como tal. Ele é o homem a quem Deus escolheu para ocupar o lugar de Israel, e também o dos gentios, e representá-los diante de Deus. Ele é o único que estabelece o Reino de Deus, incorporando tanto judeus como gentios, e ele faz isso por sua própria morte e ressurreição.

As raízes do AT, o desenvolvimento judaico intertestamentário e a auto-revelação de Jesus testificada no NT, tudo leva a ver que quando o título “Filho do Homem” é aplicado a Jesus, o Deus-homem, ele enfatiza como ele representa O povo de Deus ao estabelecer para eles o reino de Deus, e ele também governa o povo de Deus (e julga o mundo inteiro) pela autoridade de e em nome de Deus o Pai. Estas são as ênfases de Dn 7.13–14, a passagem seminal que narra como “alguém como um Filho do Homem” abordou “o Ancião de Dias” e recebeu dele “autoridade, glória e realeza” até o fim que aqueles de todos os povos da terra que são trazidos para o seu reino eterno o adorarão para todo o sempre.

A leitura devocional é adaptada de Concordia Commentary: Revelation, páginas 54–55 © 1999 Concordia Publishing House. Todos os direitos reservados.

Coleta do Dia:

Todo-poderoso Deus, concede que nós, que celebramos a ressurreição do Senhor, possamos por tua graça confessar em nossa vida e por nosso falar que Jesus é Senhor e Deus; através do mesmo Jesus Cristo, teu Filho, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. (Lecionário Luterano, p.102)

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.