maio 01, 2019


Quarta-feira, 01 de Maio de 2019.

Santo do dia: São Filipe e São Tiago, Apóstolos
Cor litúrgica: vermelha
Evangelho do dia: São João 14.1-14

Breve relato da vida de São Filipe e São Tiago
 Filipe nasceu em Betsaida, e o Evangelho de São João é que nos apresenta dados a respeito de seu santo testemunho. Jesus passou, chamou-o e ele disse ‘sim’ com a vida. Ele foi ‘canal’ para que São Bartolomeu também se tornasse discípulo de Cristo. Durante o acontecimento da multiplicação dos pães, Filipe também participou deste milagre (foi para Filipe que Jesus perguntou como se faria para alimentar aquela multidão). Na Santa Ceia, o apóstolo Filipe é quem pede a Jesus: ‘Mostra-nos o Pai e isso nos basta’ (Jo 14,8). Filipe estava em Pentecostes com a Virgem Maria e os outros apóstolos. São Clemente de Alexandria nos diz que ele foi crucificado. Que honra para os apóstolos morrerem como o seu Senhor!

São Tiago também foi martirizado, por volta do ano 62. Ele que nasceu em Caná, filho de Alfeu, familiar (alguns dizem irmão) de Nosso Senhor Jesus Cristo. E foi um dos doze apóstolos. Nos Atos dos Apóstolos encontramos ele como o primeiro bispo de Jerusalém. Tiago recebeu mais de uma visita de São Paulo e foi reconhecido como uma das colunas principais da Igreja, ao lado de São Pedro e São João. Uma das cartas do Novo Testamento é atribuída a ele. E, nela, o apóstolo nos ensina que a fé sem obras é morta e que é preciso deixarmos que o Espírito Santo governe a nossa língua.

O martírio não está centrado no sofrimento, mas no amor a Jesus Cristo que supera essa vida.

******************************
Primeira leitura: Efésios 2.19-22
Leitura da carta de São Paulo aos Efésios:
" 19. Consequentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus,* 20. edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus.* 21. É nele que todo edifício, harmo­nicamente disposto, se levanta até formar um templo santo no Senhor. 22. É nele que também vós outros entrais conjuntamente, pelo Espírito, na estrutura do edifício que se torna a habitação de Deus."
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 36 (35)
~ Ao mestre de canto. De Davi, servo do Senhor.* 
R: A iniquidade fala ao ímpio no seu coração; não existe o temor a Deus ante os seus olhos,* 
~ porque ele se gloria de que sua culpa não será descoberta nem detestada por ninguém. 
R: Suas palavras são más e enganosas; renunciou a proceder sabiamente e a fazer o bem. 
~ Em seu leito ele medita o crime, anda pelo mau caminho, não detesta o mal. R: Senhor, vossa bondade chega até os céus, vossa fidelidade se eleva até as nuvens. 
~ Vossa justiça é semelhante às montanhas de Deus, vossos juízos são profundos como o mar. Vós protegeis, Senhor, os homens como os animais. 
R: Como é preciosa a vossa bondade, ó Deus! À sombra de vossas asas se refugiam os filhos dos homens. 
~ Eles se saciam da abundância de vossa casa, e lhes dais de beber das torrentes de vossas delícias, 
R: porque em vós está a fonte da vida, e é na vossa luz que vemos a luz. 
~ Continuai a dar vossa bondade aos que vos honram, e a vossa justiça aos retos de coração. 
R: Não me calque o pé do orgulhoso, não me faça fugir a mão do pecador. 
~ Eis que caíram os defensores da iniquidade, foram prostrados para não mais se erguer."
Segunda leitura: Isaías 30.18-21

Leitura do livro do Profeta Isaías:
"18. É por isso que o Senhor está desejoso de vos perdoar; é por isso que ele se ergue para vos poupar; porque o Senhor é um Deus justo; ditosos aqueles que nele esperam. 19. Sim, povo de Sião, que habitas em Jerusalém, não terás mais de que chorar. À voz de tua súplica ele te fará misericórdia; assim que a ouvir, ele te atenderá. 20. Quando o Senhor vos tiver dado o pão da angústia e a água da tribulação aquele que te instrui não se esconderá mais, e verás com teus olhos aquele que te ensina.* 21. Ouvirás com teus ouvidos estas palavras retumbarem atrás de ti: “É aqui o caminho, andai por ele”, quando te desviares quer para a direita, quer para a esquerda."
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 14.1-14
Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim (Jo 14,6);
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:
Naqueles dias disse Jesus: "1. “Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim.* 2. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar.* 3. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e vos tomarei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais. 4. E vós conheceis o caminho para ir aonde vou.” 5. Disse-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?”. 6. Jesus lhe respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. 7. Se me conhecêsseis, também certamente conheceríeis meu Pai; desde agora já o conheceis, pois o tendes visto”. 8. Disse-lhe Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta”. 9. Respondeu Jesus: “Há tanto tempo que estou convosco e não me conhe­ceste, Filipe! Aquele que me viu viu também o Pai. Como, pois, dizes: Mostra-nos o Pai... 10. Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras. 11. Crede-me: estou no Pai, e o Pai em mim. Crede-o ao menos por causa dessas obras. 12. Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai. 13. E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14. Qualquer coisa que me pedirdes, em meu nome, vo-lo farei."
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor

Citações das Escrituras, Bíblia Ave Maria, Disponível em <https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria>

**************************************************

 Comentário do dia: Efésios 2.19-22

Efésios 2:19 concidadãos. Paulo alude à cidadania romana, que era uma possessão privilegiada em seus dias e carregava consigo importantes privilégios sob as leis e o governo do império romano. Assim como há um "corpo de cidadãos", a Igreja é um "corpo" do qual os cristãos são membros. A alusão poderia ser entendida pelos leitores de Paulo. A comparação teria sido especialmente apropriada à luz da tensão freqüentemente existente entre judeus e gentios nas igrejas paulinas. Como Atos e Cartas de Paulo mostram, Paulo trabalhou continuamente para que os crentes gentios fossem bem-vindos nas igrejas em grande parte judaico-cristãs do primeiro século. Os gentios, juntamente com seus companheiros judeus, são cidadãos de pleno direito da Igreja de Deus, com todos os direitos e privilégios que Cristo conquistou para o Seu povo. Os cristãos não vivem mais em um passaporte como viajantes sem residência permanente. Eles têm seu certificado de "novo nascimento" (Batismo) e podem ter certeza de sua cidadania no reino celestial de Deus, juntamente com todos os santos de Deus.

2:20 edificados sobre o fundamento. A Igreja se parece com um edifício que foi erguido sobre um fundamento. Um fundamento fornece a base para a estrutura vir a existir. Os crentes em Cristo, os membros da família de Deus, vêm a ser como o Espírito Santo opera através da pregação e ensino dos apóstolos e profetas. O Evangelho que eles proclamaram e ensinaram foi preservado nos escritos oficiais do Novo Testamento. Pois esses escritos são a fonte normativa para o anúncio e ensino da igreja.

pedra angular. O termo (combinação das duas palavras "extremo" e "canto") ocorre em outras partes da Bíblia somente em Is 28:16 e 1Pd 2: 6. Paulo alude a Is 28:16, onde o texto fala, literalmente, de uma pedra "para os alicerces". Isto implica uma pedra angular que suporta e une as paredes de um edifício.

2:21 se levanta. O corpo de Cristo, a Igreja, como organismo vivo, amadurece "em Cristo" (4: 15-16). Neste texto, a Igreja de Deus, como estrutura, torna-se um templo sagrado no Senhor. Seja "corpo" ou "estrutura", Deus dá o crescimento. O apóstolo Pedro desenvolve a imagem de um edifício que está sendo construído por Deus quando ele escreve: "vocês mesmos como pedras vivas estão sendo edificados como uma casa espiritual" (1 Ped 2: 5). O crescimento ocorre quando os membros da igreja falam a verdade de tal maneira que o amor é mantido.

2:22 habitação. Essas palavras se traduzem em termos que ocorrem freqüentemente no AT para o templo como o lugar onde Deus habita. Paulo agora chama a "habitação" da Igreja, assim como o templo era o lugar onde Deus estava presente no meio de Seu povo. "Somos o templo do Deus vivo", escreve Paulo aos coríntios (2Co 6:16; 1Co 3:16).

O comentário do dia é uma adaptação de Reformation Heritage Bible Commentary: Galatians, Ephesians, Philippians, páginas 122–24 © 2013 Concordia Publishing House. Todos os direitos reservados.

Coleta do Dia

Todo-poderoso Deus, teu Filho revelou-se a Filipe e Tiago e lhes deu o conhecimento da vida eterna. Concede-nos conhecer perfeitamente a teu Filho Jesus Cristo como o caminho, a verdade e a vida, e com firmeza andar no caminho que leva à vida eterna; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor,que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. (Lecionário Luterano, p.323)

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.