maio 07, 2019


C. F. W. Walther teve seu quinhão de dificuldades ao longo de sua vida e pregou abertamente a seus paroquianos sobre os desafios que os cristãos enfrentam na Terra. Hoje lemos um trecho de um ensaio de Walther sobre aflição que foi publicado em C. F. W. Walther: Churchman and Theologian, 200th Anniversary Commemoration.

Leitura Devocional

Durante dificuldades e tentações espirituais, os cristãos pedem a Deus em suas orações por ajuda - mas às vezes Ele permanece em silêncio e não responde. Alguém fica desesperado porque não sente a alegria e o alívio de ser um cristão. Os crentes são tentados a melhorar suas vidas por si mesmos, fazendo algo contra a Palavra de Deus e são afligidos por causa da diversidade de ensino nos diferentes grupos religiosos. E finalmente, os membros de uma congregação cristã podem ser afligidos pela imperfeição de sua fé e vida cristã e pelo medo de que alguém não possa vir a Jesus Cristo antes de se tornar uma pessoa melhor. Lidando com isso, Walther provavelmente sempre pensou em suas próprias aflições quando era estudante, quando exatamente esse era o seu problema. E finalmente, a pior aflição e tentação para um cristão é o medo de perder Jesus Cristo ou, pior ainda, encontrar na Sagrada Escritura apenas provas para o fato de que você está irremediavelmente perdido e não há como voltar para Deus.

É uma percepção básica dos sermões de Walther que ninguém pode superar a aflição sem a ajuda de Deus. É por isso que a luta na e contra a aflição não pode ser combatida com meios humanos, mas apenas com os instrumentos que Deus está fornecendo.

O primeiro desses instrumentos é a Palavra de Deus. Para Walther, as palavras "Está escrito" são a arma mais eficaz contra todas as aflições e tribulações. A Palavra de Deus é comparável a uma luz que guia você pela noite e leva você ao outro lado. Ainda mais do que isso, Walther freqüentemente alude a usar a Palavra de Deus como uma fortaleza com uma muralha que protege um cristão contra todos os poderes de seu inimigo. E mesmo nos momentos em que alguém pensa que a Palavra de Deus está contra ele, ele precisa usar o Evangelho de Jesus Cristo contra todos os outros entendimentos da Palavra de Deus para encontrar finalmente conforto e paz. Essa palavra é um sólido fundamento de fé - mesmo que os sentimentos não tornem alguém certo sobre seu estado de graça.

Depois de se apegar à Palavra de Deus, C. F. W. Walther menciona a oração persistente como outro meio de superar a aflição e a tribulação. Mesmo que pareça que Deus não ouve suas orações, um cristão deve estar confiante de que Deus realmente ouve, como prometeu em Sua Palavra. Aquele que continua orando e acreditando que Deus está ouvindo suas orações, não se perderá naqueles momentos de aflição.

E finalmente, a comunhão cristã também serve como um meio para superar a aflição e a tentação. Usando o exemplo de Tomé no Evangelho de São João, C. F. W. Walther mostra como um homem que não fica com os outros discípulos cai em tentação e dúvidas. E outra coisa que você pode descobrir nesta história é como o testemunho entre os discípulos fortalece sua fé.
_________________________________________

Leitura devocional é adaptada de C. F. W. Walther: Churchman and Theologian, 200th Anniversary Commemoration, páginas 11–13 © 2011 Concordia Publishing House. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.