maio 29, 2019

Cena do Filme: Paulo, o Apóstolo de Cristo
 
Esta publicação é uma adaptação do estudo bíblico Joy: A Study of Philippians.

Se você me enviou uma carta, eu provavelmente ainda a tenho. Eu valorizo ​​as palavras escritas à mão porque o escritor tem algo especial para dizer. Talvez a carta esteja cheia de novidades e atualizações. Ou talvez contenha humildes palavras de agradecimento. Muitas vezes, inclui palavras de encorajamento e ternas recordações. Às vezes, contém comentários cuidadosamente elaborados que me desafiam ou me responsabilizam. Uma das minhas partes favoritas das cartas pessoais é a bênção, o fechamento complementar, como "Bênçãos, meu amigo", "Com um coração agradecido" ou "Em Cristo, seu...". Cada fechamento expressa o coração do escritor, com honra e respeito pelo destinatário, e muitas vezes inclui uma palavra que transmite um relacionamento, como "amigo" ou "seu". Eu mantenho todos os tipos de cartas pessoais, e-mails e mensagens em redes sociais e relato-os quando preciso de uma boa palavra ou duas.

Você recebeu uma carta desse tipo. Bem, provavelmente muitas dessas cartas, mas estou falando de uma em particular. O coração do escritor transborda de alegria com cada palavra. Esse escritor é o apóstolo Paulo e, embora o primeiro destinatário fosse a Igreja primitiva que ele fundou em Filipos, toda palavra é escrita pessoalmente para você e para mim também, pois Deus, o Espírito, inspirou o escritor da carta. Esta carta é muitas vezes referida como a Carta da Alegria. Como outras cartas que recebemos, está cheia de novidades, atualizações e humildes palavras de agradecimento. Ele também é cheio de encorajamento e ternas palavras de verdade. E se você está pronto para um desafio, esta carta contém uma exortação do melhor tipo: viver uma vida digna do Evangelho de Cristo, pela graça de Deus!

Alegra-te todos os dias

O português¹ é insuficiente para dar à palavra alegria uma definição digna. Quando pedi ao Google para definir a alegria, simplesmente recebi "um sentimento de grande prazer ou felicidade". A alegria é apenas uma emoção? A alegria é sinônimo de felicidade?

Em alguns dias podemos exclamar: "Estou cheio de alegria!" Os momentos no topo da montanha são fáceis de lembrar: férias e nascimentos, sucessos e casamentos. Mas é possível encontrar alegria no mundo? Todos ou cada dia?

Sim! Ao estudar os filipenses, você começará a reconhecer as razões para se alegrar todos os dias! Você as encontrará nas Escrituras e na verdade de Deus que foi vivida em sua vida... Em seus dias comuns e em seus dias extraordinários. Nos seus dias difíceis e nos seus dias triunfantes. Você pode estar cheio de alegria a cada dia como o apóstolo Paulo? (Alerta de spoiler: absolutamente!)

Embora as palavras de Paulo cheias de alegria e inspiradas pelo Espírito tenham sido compartilhadas pela primeira vez com essa fiel Igreja primitiva, elas rapidamente se tornaram parte do cânon original das Escrituras, a Palavra viva e ativa de Deus para nós. Deus nos dá o mesmo encorajamento, exortações, advertências, segurança e, acima de tudo, boas novas de sua salvação para nós em Cristo Jesus.

Uma bênção

Que a orientação de Deus leve você à ALEGRIA enquanto Sua graça o guia através de seu estudo. Regozije-se na obra do Espírito Santo através da Palavra em sua vida hoje!
Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo. (Romanos 15:13)

Com prazer em Jesus,
Deb Burma

Adaptado de Joy: Um Estudo de Filipenses, páginas 6-9 © 2019 Deb Burma. Publicado pela editora Concordia. Escrita: ESV®. 

----

Notas

[1] Original: Na língua inglesa

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.