maio 23, 2019

Devoção no Catecismo Menor sobre o Credo dos Apóstolos.


Uma fonte de esperança, consolo e encorajamento, o Catecismo Menor de Lutero tem servido como devocional durante séculos. O livro Devotions on the Small Catechism se baseia no uso histórico do catecismo e realça sua mensagem centrada no Evangelho, ajudando aos cristãos a preencher a lacuna entre o catecismo e a vida real. Esta postagem é um extrato do livro.

Ensino do Catecismo Menor

O Credo resume toda a obra de Deus na criação e na história humana, conforme ensinado na Bíblia (CM, Pergunta 104).

Verso Bíblico Relacionado

"Possam [vocês], juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." (Efésios 3:18,19)
 
Lutero Escreveu

Criar e preservar todas as coisas, satisfazer o pecado, perdoar pecados, ressuscitar dentre os mortos e dar a vida eterna são obras de toda a Divina Majestade. No entanto, o Pai é especialmente revelado na obra da criação, que procede originalmente dEle, como a primeira pessoa; o Filho na obra da redenção, que Ele realizou em Sua própria Pessoa; o Espírito Santo na obra de santificação, pela qual Ele em particular é enviado e no qual Ele se revela. Essas distinções são feitas para que os cristãos possam ter a certeza simples e certa da existência de um único Deus e, no entanto, de três Pessoas na única Essência Divina. Estas são verdades que os piedosos padres diligentemente reuniram dos escritos de Moisés, dos profetas e dos apóstolos e mantiveram contra todos os hereges.

Esta fé chegou até nós como uma herança, e até os dias de hoje Deus a tem mantido com poder em Sua igreja contra todas as seitas e demônios. Portanto, devemos obedecê-lo com simplicidade e não sermos sábios em nossa própria presunção; porque se espera que os cristãos creiam em coisas que parecem tolas de raciocinar. (O que Lutero diz § 1044)

Devoção Contemporânea

Nosso Deus não é uma divindade genérica, o mínimo denominador comum. O nosso Deus é muito particular, que fez eventos particulares por uma razão particular. Ele nos criou do pó e do seu próprio sopro. Ele nos redimiu através do sangue de Seu Filho, Jesus. Ele derrama o Seu Espírito sobre nós para nos tornar membros da Sua família e herdeiros da vida eterna. Tudo isso Ele faz porque nos ama com um amor que é tanto eterno quanto a eternidade e que morre para nos dar vida. Seu amor e Seus feitos o distinguem de todo pretendente ao Seu trono, e nos dão um lugar eterno ao redor de Seu trono.

Portanto, é de vital importância que estejamos bem claros sobre quem é o nosso Deus. Dizer: "Eu creio em Deus" não é específico o suficiente. Muitos não-cristãos dizem a mesma coisa. O Credo dos Apóstolos nos ajuda a sermos específicos. Cremos em um só Deus - Pai, Filho e Espírito Santo. Cremos no Deus que criou todas as coisas, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Cremos em Seu único Filho, nosso Senhor, que deu a vida para nos redimir do pecado, da morte e do diabo e que ressuscitou na glória no terceiro dia. Cremos no Espírito Santo, cujo poder divino cria a fé onde não havia e aquece nossos corações frios. Quando confessamos o Credo, confessamos esse Deus em toda a Sua singularidade. É somente a esse Deus que confessamos, porque é somente esse Deus que salva.

Oração

Gracioso Pai, dá-nos uma clara confissão de fé em Jesus pelo poder do teu Santo Espírito, para que nos regozijemos eternamente na salvação que preparaste para nós e ousadamente falemos das boas novas do teu amor em Cristo. Em seu nome, oramos. Amém

--------------------------------

De Devoções sobre o Catecismo Menor, páginas 34–35 © 2019. Concordia Publishing House. Todos os direitos reservados. Devoção contemporânea escrita por David Loy.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.