fevereiro 15, 2018

Primeira reflexão na quaresma:


Por Nathan Buzzatto

Primeira reflexão na quaresma:

Por vezes a nossa mente nos leva a nos perdermos em debates sobre as grandes questões filosóficas e teológicas, e deixamos de olhar para dentro de nós. Agora iniciamos a quaresma, tempo de alinharmos nossas prioridades e pensamentos.

Como diria Jonathan Edwards, ''Eu necessito me arrepender do meu arrependimento que às vezes é tão superficial.'' Como é fácil perder o foco! Ainda mais quando estamos lidando com a penitência. Caímos por orgulho. Todas as vezes que pecamos, o fazemos por nos considerarmos fortes para resisti-lo. Quando reconhecemos nossa pequeneza, então, nos apoiando em Deus, de fato, podemos resistir ao pecado que nos cerca. 

No primeiro dia da Quaresma nos lembramos que somos pó (este é o significado das cinzas). Caídos em transgressões, olhamos para nós mesmos e vemos que mesmo tentando acertar, somos todos terrivelmente indignos diante de um Deus santo. Nesta hora, o sacerdote anuncia nossa sentença "lembre-se que você é pó, e ao pó retornará" e nos marca a fronte com o pó das cinzas. Então, reconhecemos que pecamos e reconhecemos justa a sentença. 

O que nos dará esperança? J. S. Bach, um dos maiores compositores da história da música nos remete nestes termos: “Senhor Jesus Cristo, verdadeiro homem e verdadeiro Deus, Tu que suportaste a tortura, o medo e o escárnio, por mim na cruz expiraste, e me ganhastes a Graça do Pai, Eu vos imploro por tua amaríssima paixão: Por todos os meus pecados, tende piedade. Minha alma descansará em Jesus quando a terra esconder o meu corpo. Ah, chame-me depressa ó morte, Eu estou a morrer sem pesar, por mim, meu Jesus irá despertar (BWV 127). Que belas palavras de alguém que não duvidava de sua salvação. Bach sabia que a paixão, morte e ressurreição de Cristo é a nossa certeza, e enquanto lamente o próprio pecado, descansa na certeza da redenção. Isto é a fé sempre penitente, sempre arrependida, a fé que busca a santidade!

Do que hoje me arrependo? Hoje oro: Perdoa-me, Senhor, se não vivi pra te servir lembramos que somos pó, então o que de fato importa senão que esta vida sirva a algo maior que ela mesma? Qual arrependimento pode ser maior que viver toda uma vida, e no final dela, vermos que tudo o que fazemos irá se desmanchar. Talvez meus netos saibam meu nome, quem sabe os bisnetos saibam quem fui apenas como um nome no histórico? Nada permanece! Tudo é levado ao esquecimento! Você conhece os artistas famosos do rádio e do cinema da época de seu pai? E de seu avô? Somos pó, nada nos pode tirar desta jornada rumo ao esquecimento, salvo as sementes que plantamos para a eternidade.

Perdoa-me, Senhor, se não vivi pra te servir que esta seja a nossa oração! Todas as nossas lutas cairão no esquecimento, mas a Palavra do Senhor permanece para sempre! Isto não é pó, é eterno! Vivamos para o que é eterno e nossa quaresma, assim como toda a nossa vida, terão um sentido real.

Para citar:

Buzzatto, Nathan. Primeira reflexão na quaresma. Disponível em <http://justosepecadores.blogspot.com.br/2018/02/primeira-reflexao-na-quaresma.html>

Um comentário:

  1. Amém! Que Deus nos ajude e nos ensine como amá-lo todos os dias

    ResponderExcluir

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.