fevereiro 14, 2018

Quarta-feira de Cinzas


O Período Quaresmal começa hoje. Como você já deve saber, a Quaresma é o período de quarenta dias entre a Quarta-feira de Cinzas e o Domingo de Páscoa. Estes quarenta dias recordam uma série de eventos e imagens bíblicas, como Moisés recebendo a Santa Lei no Monte Sinai (Ex 34.28), os quarenta anos em que Israel peregrinou no deserto (Nm 32.13), a viagem de Elias ao Monte Horebe (1 Reis 19.8), e a tentação de Jesus no deserto (Mt 4.1-11). A Quaresma é um tempo de reflexão solene sobre a profundidade de nosso pecado; é também tempo de arrependimento, de renovar nossa atenção no sofrimento de nosso Senhor Jesus Cristo em sua traição, humilhação, crucificação e morte.

A quaresma é o momento mais belo e solene do calendário litúrgico. A cultura brasileira ao nosso redor esconde e busca diminuir a realidade do pecado e da morte no mundo. A Quaresma nos coloca diante de nossa vida como ela realmente é. Valorizamos todas as coisas de forma casual e cômoda, mas a Quaresma nos obriga a lidar com a destruição, a miséria e a dor de nossa morte. Preferimos manter nossas vidas ocupadas e nossa agenda cheia, mas a Quaresma nos chama a pisar no freio, a refletir, a renunciar para que possamos ter tempo livre para escutar a Palavra de Deus e o Evangelho.

Uma prática cristã comum às Igrejas Históricas ocorre no começo do ofício da quarta-feira de Cinzas. No início do ofício, o pastor encoraja e convida os cristãos a receber as cinzas em suas frontes. Este símbolo é um dos mais poderosos da Quaresma. As cinzas marcam de maneira visível e tangível o nosso próprio pecado e nos chamam ao arrependimento. Ao longo das Escrituras, as cinzas são utilizadas como simbolo de arrependimento (Jr 6.26). O arrependido se vestia com sacos (um pano que provocava incômodo na pele) e as cinzas era sinal de horror ao seu próprio pecado (Lamentações 3). As vezes se vestiam de sacos e cinzas enquanto choravam, sofriam e reconheciam que todo o sofrimento, a morte e a dor são consequências da natureza caída e pecaminosa da humanidade.

Receber as cinzas também nos recorda nossa mortalidade. Quando o pastor coloca as cinzas sobre a fronte do cristão, também profere uma palavra da lei de Deus"lembre-se que você é pó, e ao pó retornará", fazendo eco à maldição de Deus à Adão quando este caiu em pecado em Gênesis 3.19. A imposição de cinzas é um símbolo de dor, pois significa a morte de nossa natureza pecaminosa. Significa tragar nosso orgulho, admitir que estamos mortos em nossos pecados e transgressões, e reconhecer que, devido ao pecado, nossos corpos um dia voltarão ao pó.

Mas também existe esperança na quarta-feira de Cinzas. Sim, o pó é colocado em nossas frontes como símbolo de nosso pecado e morte, mas o mesmo é traçado em forma de cruz. Ou seja, as cinzas nos remetem não só aos nossos pecados e nossa morte, mas também ao fato de que nosso Senhor Jesus Cristo tomou nossa carne, assumiu nossa natureza de pó e cinzas, para que pudesse nos redimir e nos levantar do pó no dia da ressurreição.

Nas próximas semanas, acompanhe nossas devoções e comentários voltados para este período quaresmal. E nesta quarta-feira de cinzas, visite uma igreja e dê início a esta viagem de quarenta dias de renuncia, reconhecimento de nossa miséria e arrependimento,  para contemplarmos a cruz e o túmulo vazio.

Equipe Justos&Pecadores

Para citar:

Justos&Pecadores, BLOG. Quarta-feira de Cinzas. Disponível em <http://justosepecadores.blogspot.com.br/2018/02/quarta-feira-de-cinzas.html> 

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.