fevereiro 16, 2019

16 de Fevereiro - Felipe Melanchthon


Nossa leitura devocional na comemoração de Felipe Melanchthon vem de um ensaio que o próprio Melanchthon escreveu sobre a liberdade cristã. O trecho vem de Christian Freedom: Faith Working Through Love

Leitura devocional

O que é isso que chamamos de liberdade? É simplesmente uma palavra vazia, como um paradoxo dos estoicos ou uma tolice daqueles que dizem que somente os sábios são livres? Muito diferente é a doutrina do Evangelho sobre a liberdade, da qual Cristo fala quando diz [João 8:36]: "Se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres". De fato, Ele diz, você será livre. Não com algum título vazio ou a aparência de liberdade, mas com verdadeira liberdade. Quando o pecado é destruído, a ira de Deus é aplacada, a morte é suprimida e todas as calamidades humanas são eliminadas, a justiça eterna, a luz, a vida e a glória são dadas a você.

Cristo inclui o conceito de liberdade completa, que Ele mesmo traz e prepara para a sua igreja através da sua morte. Sem dúvida, essa liberdade pura realmente começa nesta vida, mas na ressurreição ela será completa. Quando todos os males forem destruídos, a igreja desfrutará de um eterno e belo relacionamento com Deus e com nosso Salvador Jesus Cristo. Devemos levar em conta essa eterna e completa liberdade cada vez que ouvimos a palavra "liberdade" e, ao mesmo tempo, lembrar que isso começa nesta vida...

Embora a igreja nesta vida não seja apenas limitada por governos, mas também é atormentada por grandes calamidades de outros tipos, a doutrina da liberdade oferece o maior conforto nesses males. Hércules, Príamo, Agamenon, Palamedes, Catão, Cícero, Bruto e muitos outros que não conheciam a Deus estavam aflitos. Mas eles sucumbiram aos seus problemas e não tiveram Deus mitigando os resultados ou fortalecendo suas mentes. Eles foram pressionados sob eterno desespero e trevas eternas com respeito à providência e justiça de Deus. Mas José David, Jonatan, Ezequias, Jeremias, João Batista e São Paulo, mesmo quando eles estavam aflitos, ainda podia discernir a presença de Deus, que reforçara as suas mentes e muitas vezes suavizava o resultado para eles. E quando eles foram pressionados, Seus sofrimentos foram mais cedo ou mais tarde para o benefício da igreja, uma vez que eles sabiam que depois desta vida, na ressurreição, eles teriam glória eterna. Assim, nesta vida, têm o começo da liberdade, porque foram aceitos por Deus, são guiados por Ele, defendidos e ajudados, e se dão conta de que depois desta vida terão a completa liberdade. Agora compreendam quão grande é a bênção, que grande liberdade é, mesmo em meio a problemas e no meio da morte, ter um Deus que seja favorável a nós: nosso ajudante, nosso guia e nosso protetor. Esta declaração sobre a liberdade estabelece coisas verdadeiras e certas que têm testemunhos claros na igreja e nela, você e eu, e toda a experiência piedosa. 

***

A leitura devocional é de Christian Freedom: Faith Working Through Love, páginas 167-70 © 2011 Concordia Publishing House. Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.