abril 03, 2019

3 Diferenças entre as Denominações Cristãs


Existem muitas diferenças entre as denominações cristãs - é por isso que existem denominações em primeiro lugar, mas essas diferenças são mais profundas do que o estilo de culto ou se o ministro usa batina ou não.

As denominações se diferenciam por suas crenças fundamentais, a doutrina que seguem, os teólogos e líderes que influenciaram sua história inicial, e como eles vêem a salvação e os sacramentos.

Três fatores principais distinguem as denominações cristãs umas das outras. Não entraremos em detalhes específicos sobre denominações individuais, mas falaremos em geral sobre os princípios subjacentes que os diferenciam.

1 - Fonte de Doutrina

Todas as religiões têm uma fonte de doutrina, geralmente uma escrito antigo que acreditam ser a Palavra inspirada de Deus. Para os cristãos, isso significa a Bíblia, incluindo o Antigo e o Novo Testamento. No entanto, muitas denominações também consideram outros escritos (de pais de igrejas históricas, teólogos, credos, etc.) como interpretações fiéis e confissões das Escrituras.

1.1 Sagrada Escritura

Todas as igrejas cristãs baseiam suas crenças na Bíblia, e a maioria vê as Escrituras como a infalível Palavra de Deus. Algumas denominações, incluindo os corpos das igrejas católica e ortodoxa, também incluem alguns ou todos os livros apócrifos em seu cânon das Escrituras.

1.2 Escrituras teológicas

A maioria das denominações tem fontes adicionais de doutrina além das Escrituras. Os luteranos têm as Confissões Luteranas, os católicos têm seus próprios escritos antigos e a maioria das denominações tem seus credos e confissões.

As diferenças também ocorrem em como se vê essas fontes adicionais de doutrina. Alguns corpos da igreja os mantêm quase no mesmo nível que as Escrituras, enquanto outros os vêem simplesmente como uma exposição ou explicação das Escrituras.

2 - Papel de Cristo/Caminho da Salvação

O cristianismo é, obviamente, centrado em Cristo. Mas podem surgir diferenças entre os corpos da Igreja sobre o papel que Cristo desempenha na salvação, formação na fé e eleição.

2.1Fé e batismo

Os cristãos acreditam que a fé, e a fé em Deus, proporciona a salvação. No entanto, os corpos da igreja diferem em como a fé é transmitida ao crente.

Algumas denominações acreditam que a fé é apenas um dom de Deus; é transmitida ao crente no batismo. Neste caso, o crente não desempenha nenhum papel em sua própria salvação; Tanto a fé quanto a salvação estão completamente fora do crente.

No entanto, outros afirmam que os crentes podem desempenhar um papel em sua própria salvação, fazendo uma decisão consciente de aceitar a Cristo ou vir a Ele por conta própria. Na maioria desses casos, o batismo é simplesmente um ato de obediência, uma representação simbólica da conversão de um cristão; não desempenha nenhum papel na salvação real de um crente.

2.2 Obras

Algumas denominações argumentam que, enquanto Cristo morreu por nossa salvação, os crentes podem contribuir ou apelar para Deus através de boas obras ou penitência. Seja através da oração ou da confissão, a penitência pode ser feita pelos pecados através das próprias ações do crente.

2.3 Papel de Cristo

Os cristãos reconhecem que Cristo morreu para nos salvar dos nossos pecados. Mas algumas denominações do cristianismo minimizam o papel de Cristo na salvação, ou o colocam abaixo do papel do indivíduo na salvação (por exemplo, o que importa é que o indivíduo escolha vir à fé, não que Cristo morreu para salvá-lo).

3 - Sacramentos

Os sacramentos desempenham um papel fundamental no cristianismo. A maioria das denominações observa o batismo e a comunhão, ainda que não os vejam como necessários para a salvação. Mas algumas denominações observam sacramentos adicionais além destes dois.

3.1 Batismo

O batismo é observado em quase todas as denominações cristãs, mas há duas grandes divisões com relação ao papel que desempenha na salvação e se é um meio da graça.

Certas denominações vêem o batismo como um meio da graça, onde os crentes recebem fé e perdão dos pecados. Outros o vêem simplesmente como um ato de obediência, um símbolo da nova vida que o crente escolheu aceitar em Cristo.

3.2 Santa Comunhão

Como o batismo, a comunhão é observada em quase todas as denominações cristãs. Alguns vêem isso como um meio da graça, onde os crentes recebem o perdão dos pecados. Outras denominações veem a comunhão como apenas um símbolo ou memória da morte de Cristo.

Outras diferenças importantes ocorrem na maneira como os corpos da igreja interpretam se o vinho ou o suco de uva deve ser usado, e se pão e vinho são apenas pão e vinho, ou corpo e sangue de Cristo, ou ambos.

3.3 Outros sacramentos

Certas denominações têm sacramentos adicionais, como confirmação, penitência, casamento, unção e ordens sagradas.

Assim que... e agora?

Embora as denominações tenham crenças diferentes sobre os sacramentos, a doutrina e o caminho da salvação, eles ainda estão unidas por Cristo e pela Palavra de Deus (desde que a preguem fielmente). Haverá católicos, batistas, luteranos, presbiterianos e metodistas no céu, mesmo que haja diferenças entre eles na Terra.

Não importa qual denominação você pertence, você sempre pode encontrar um terreno comum com outros cristãos. Discutir suas diferenças teológicas, doutrinárias e sacramentais pode ser benéfico para sua própria compreensão do que você acredita.

Ao fim das contas, sempre diga a verdade em amor àqueles cujas crenças são diferentes das suas. Tenha a Palavra de Deus como a única fonte verdadeira de sabedoria.

*****************************

  • Publicado Originalmente em: https://blog.cph.org/read/3-factors-that-distinguish-christian-denominations
  • Tradução: Apostolado SJEP

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.