abril 05, 2019


As seguintes passagens mostram com que espírito as reuniões públicas da igreja deveriam ser abordadas e como as pessoas deviam se comportar nelas: 1 Coríntios. 11:17; Mateus 18:20; 1 Cor. 5: 4; Levítico 26: 2; Isaias 1:13; 1 Cor. 14: 26,40. As palavras do Decálogo nos ensinam que a alma deve ser afastada de todas as outras preocupações e entregar-se inteiramente aos serviços divinos públicos. Em Mateus 18:20 Cristo repete a promessa dada em Ex 25: 8 e Ezequiel 37:26: "Eu vou estar no meio deles e vou ouvir." Em 1 Coríntios. 14: 24-25: “Uma pessoa que entra na igreja deve ser convencida, para que ele relate que Deus verdadeiramente está entre nós.” 

Neste ponto, podemos acrescentar testemunhos que mostram o que as pessoas piedosas deveriam estar fazendo nas reuniões públicas da igreja. Eles incluem o seguinte: (1) Atos 13: 14-15, as palavras dos profetas são lidas todos os sábados; cf. Atos 15:21; 20: 7; 13:44 e segs. (2) Houve orações, Atos 16:13; Lucas 1:10; 1 Tim. 2: 1, 8. (3) Eles louvavam a Deus com salmos e encorajavam uns aos outros, Col. 3:16; 1 Cor. 14:26; Sl 42: 5. (4) A Ceia do Senhor era administrada, 1 Coríntios. 11:20 e segs; Atos 2:42; 20: 7 (5) Eles coletavam esmolas, 1 Coríntios. 16: 1-2. (Loci Theologici [Saint Louis: Concordia Publishing House, 1989], Vol. II, p. 392)

Quando... pergunta-se se a administração dos sacramentos deve ser feita sem certos ritos externos específicos, a resposta é clara e óbvia. Pois o próprio nome e definição de um sacramento abrange a presença de algum elemento visível e externo ao qual a Palavra deve vir e inclui isto, que toda a ação é realizada e administrada de uma certa maneira e com uma cerimônia divinamente instituída específica. Como isso deve ser feito foi declarado nas Escrituras e traçado de antemão para a igreja em uma palavra clara de Deus, a saber, que esses sinais e essas palavras devem ser usadas, que o próprio Deus instituiu e prescreveu na instituição de cada sacramento e que eles devem ser realizados e usados ​​como a instituição ordena e dirige. Esses ritos são essenciais e necessários na administração dos sacramentos, pois eles realizam a instituição. Além disso, fica claro nas Escrituras que a igreja apostólica na administração dos sacramentos cuidadosamente observou isto, que eles não deveriam ser óculos mudos, mas que a doutrina concernente à essência, uso e eficácia dos sacramentos deveria ser fielmente estabelecida e explicada. para os presentes e prestes a receber os sacramentos, da Palavra de Deus em uma língua que eles estavam acostumados e que era conhecida por eles, e que aqueles que estavam prestes a usar os sacramentos, tendo sido justamente instruídos, deveriam ser diligentemente advertidos sobre a sua recepção legal e salutar. Os Atos dos Apóstolos e Paulo (1 Coríntios 11:23 e segs.) Descrevem a administração do Batismo e da Ceia do Senhor com base na sua instituição: "Pregar o Evangelho!" Da mesma forma: "Quem crer." E: Façam isto em memória de Mim ”; “Anunciais a morte do Senhor”; “Que o homem examine a si mesmo” etc. Que também as orações foram usadas e as ações de graças tiradas da própria instituição do sacramento, as Escrituras testificam claramente. Pois a instituição testifica que Cristo deu graças e que Ele ordenou a igreja a fazê-lo: “Faça isto”. E Paulo diz: “Anunciais a morte do Senhor.” Da mesma forma (Atos 22:16): “Seja batizado e lave seu pecados, invocando o nome de Jesus. ” 

As Escrituras também mostram as fontes das quais as explicações, exortações, orações e agradecimentos devem ser retiradas, isto é, da instituição e do ensinamento sobre os sacramentos, conforme é transmitido na Palavra de Deus. Não prescreve, porém, uma certa forma em palavras fixas, mas deixa-a livre de acordo com as circunstâncias da edificação, desde que o fundamento seja preservado. Estas são as coisas que são principalmente observadas e requeridas na administração dos sacramentos, porque são prescritas na instituição e têm o testemunho e exemplo da Escritura, que tudo pode ser feito decentemente, em ordem e para edificação. ... 

A seguir estão as coisas que têm o testemunho e exemplo da Escritura na administração dos sacramentos. Também após o tempo dos apóstolos, na igreja primitiva, permaneceu por um tempo a simplicidade evangélica e apostólica de que na administração dos sacramentos eram empregadas
somente aquelas cerimônias que tinham a ordem e exemplo da Escritura. Mais tarde, no entanto, pouco a pouco certas outras coisas começaram a ser acrescentadas a estas, a princípio sem nenhum mal ou intento perverso, a saber, que pelos ritos externos auxiliavam os fiéis, e particularmente os mais ignorantes. Para a Igreja, a grandeza dos sacramentos poderia ser mais recomendada e protegida contra o desprezo e que o poder, efeito e uso dos sacramentos poderiam, através dessa ação, ser explicados brilhantemente e expostos diante de seus olhos. Também nessas cerimônias adicionais foi dada consideração ao que parecia servir à preservação da ordem e do decoro nas assembleias onde a celebração dos sacramentos deveria ser observada. 

Essas adições eram de dois tipos, pois consistiam em palavras, cerimônias e gestos. Eu digo que consistiam de palavras, como exortações, orações, agradecimentos, leituras das Escrituras sobre os sacramentos, confissão de fé, interrogações e certas palavras formuladas pelas quais a doutrina sobre o uso e a eficácia do batismo ou a da Ceia do Senhor é explicado e colocado diante dos olhos, como o exorcismo, a renúncia, etc. Mas quando administravam os sacramentos, eles não estavam contentes apenas com palavras para estabelecer instrução na doutrina sobre o valor de cada sacramento e sobre seu uso e eficácia; mas, para que essa instrução pudesse ser impressa de forma mais duradoura nos sentidos e na memória, e que pudesse mover o espírito com mais força, eles começaram a acrescentar àquelas palavras certas cerimônias e gestos. E, de fato, o que uma vez foi estabelecido em palavras e instruções, começaram depois a mudar para pior em muitos atos simbólicos. Então, por exemplo, uma vez ensinaram em palavras que o Batismo é iluminação espiritual; para isso, mais tarde veio a grande vela da Páscoa. Contudo, no início, essas cerimônias eram muito poucas em número, mas depois começaram a se acumular gradualmente, de modo que, finalmente, essas cerimônias quase se transformaram em uma produção teatral. E embora este plano dos antigos não deva ser condenado de maneira absoluta, não obstante, os mestres e demandantes das cerimônias exaltam-no de maneira demasiado rígida e grandiosa, como se sem eles a autenticidade ou o valor ou a eficácia dos sacramentos não estivessem presentes. (Examination of the Council of Trent , Part II [Saint Louis: Concordia Publishing House, 1978], pp. 109-10, 112-13)

Que os apóstolos instituíram para as igrejas certos ritos é firmemente estabelecido a partir de seus próprios escritos; e é provável que também outros ritos externos, que não são mencionados nas Escrituras, fossem transmitidos pelos apóstolos.
 

Também não há dúvida de que a igreja após os apóstolos acrescentou alguns outros ritos com o propósito de edificação, ordem e decoro. Não pode, de fato, ser provado com testemunhos firmes e seguros de que os ritos foram certamente entregues pelos apóstolos, embora [eles não possam ser mostrados nas Escrituras]. Podemos, no entanto, ter uma abordagem apostólica certa para a avaliação e uso de todas as tradições, ritos ou cerimônias externas, independentemente de onde possam ter sua origem. E isso é mais certo e mais útil do que continuar com discussões incertas sobre os autores. Conseqüentemente, as tradições relacionadas a ritos externos não podem, na ausência de uma regra apostólica segura, flutuar agora nesta direção, depois em outra, ou vagar incessantemente, certas regras seguras são coletadas daquelas instituições ou ritos externos, sobre os quais se sabe de seus próprios escritos que os apóstolos os entregaram, e de acordo com essas regras, a pessoa deve e pode julgar à maneira dos apóstolos com relação a todos e cada um dos ritos ou cerimônias.

I. Existem alguns ritos que podem ser provados pela Escritura, porque contêm o uso, exercício e explicação proveitosa daquela doutrina que é divinamente revelada na Escritura. Assim Paulo, em 1 Coríntios 11:27-29, deduz da instituição como a Ceia do Senhor deve ser celebrada de maneira piedosa. E da doutrina dos apóstolos que está contida na Escritura há conclusões: em 2 Tessalonicenses. 3:6-8, que se deve retirar aqueles que levam vidas desordenadas; em 1 Cor 5, referente à excomunhão; em Atos 14:23, sobre a nomeação de ministros para a igreja, etc. Tais ritos nós corretamente amamos e retemos: como a confissão de fé, a renúncia de Satanás, e outros ritos no ato do Batismo, que explicam e ilustram a doutrina concernente ao Batismo que é entregue na Escritura como proveitosamente para edificação. Assim, encontramos nas Escrituras testemunhos claros a respeito da revogação do sábado, e as Escrituras indicam claramente em Atos 20:7 e 1 Coríntios. 16:2 que os apóstolos realizaram suas reuniões no primeiro dia da semana. E em Apocalipse 1:10 é encontrada a designação “o Dia do Senhor”. Assim, os apóstolos basearam sua decisão no ensino do amor ao próximo e de receber os fracos na fé. 


Tais são também aqueles costumes eclesiásticos dos quais Agostinho acredita que eles têm sua origem na tradição dos apóstolos: concernente ao batismo de crianças e não rebatizar aqueles que receberam o batismo de hereges segundo a forma instituída por Cristo. Pois esses costumes ensinam o exercício e uso dessa doutrina que está contida nos testemunhos das Escrituras. Que tais ritos devam ser chamados de apostólicos, não nos opomos, pois assim, como já foi dito, eles têm testemunho na própria Escritura. 


II. Paulo distinguiu os ritos apostólicos com essas marcas, para que todas as coisas fossem feitas decentemente, de maneira ordenada e para edificação. Assim ele mostra em 1 Coríntios. 11: 5-10 que o costume das mulheres usarem véu é louvável nas Escrituras; ele cita o costume e mostra que serve decoro. Em 1 Cor. 14, quando ele quer mostrar as razões para as orientações sobre línguas, profecias, salmos, orações, etc., ele menciona edificação, decoro e ordem. E eu julgo que tais ritos devem certamente ser mantidos e preservados, os quais são (como já foi bem dito) incentivos e ajudas à piedade, isto é, de acordo com o governo de Paulo, que antes de tudo edificam, que os homens possam ser convidados para o Palavra, aos sacramentos e a outros exercícios de piedade; que a doutrina pode ser mais apropriadamente apresentada, mais valorizada, mais ansiosamente recebida e melhor retida; e que a penitência, a fé, a oração, a piedade e a misericórdia podem ser estimuladas e valorizadas, etc. Em segundo lugar, aquelas que servem à boa ordem; pois é necessário que nas reuniões públicas da igreja haja uma ordem merecedora de dignidade eclesiástica. Em terceiro lugar, aquelas que contribuem para o decoro. Agora, por decoro, não entendemos pompa teatral ou esplendor cortês, mas tal decoro como mostra, por meio de ritos externos, a honra em que mantemos a Palavra, os sacramentos e as funções remanescentes da Igreja e pela qual outros são convidados a reverenciar Palavra, os sacramentos e as assembleias da igreja. 


III. A liberdade cristã coloca um limite nos ritos apostólicos, a saber, que as cerimônias podem ser de acordo com sua natureza adiaphora, poucas em número, boas e proveitosas para edificação, ordem e decoro, e que todo este tipo, exceto em caso de ofensa, deve ser observado em liberdade, para que eles possam ser instituídos, alterados ou eliminados por razões de edificação, lugar, tempo, pessoas, etc. Assim, o decreto dos apóstolos sobre o que foi estrangulado e sobre o sangue há muito tempo deixou de existir, estar em uso, porque a razão pela qual foi feita não existe mais. Em 1 Cor 11:4 Paulo ordena que os homens devem orar e profetizar com a cabeça descoberta, as mulheres com cabeça coberta. E isso ele tira da circunstância dos lugares e tempos. Pois naquela época e naqueles lugares os homens saíam ao público com a cabeça descoberta, mas mulheres, escravas e livres, com a cabeça encoberta, como escreve Plutarco em Quaestiones Romanae. E era um sinal de autoridade falar com a cabeça descoberta, pois, por outro lado, uma cabeça coberta era um sinal de sujeição. Nos nossos tempos e lugares o oposto é observado. Pois falar ou escutar com a cabeça descoberta é um sinal de sujeição, mas o sinal de autoridade é falar com a cabeça coberta.
Assim, a tripla imersão, a prévia degustação de leite e mel, as posições em oração no Dia do Senhor e entre a Páscoa e o Pentecostes, há muito tempo deixaram de ter o uso necessário. As festas de aniversário das quais Tertuliano menciona o Sínodo de Nicéia aboliram livremente. Mesmo os papistas agora não têm palavras especiais quando o pão consagrado da Eucaristia é mostrado, e ainda assim os antigos acreditavam que esses costumes haviam sido transmitidos pelos apóstolos. A igreja, portanto, declarou sua liberdade em tradições desse tipo por esse mesmo fato. Pois a doutrina é universal e perpétua, mas as cerimônias podem ser livremente alteradas de acordo com as circunstâncias. 


Além disso, certas regras também são reunidas a partir dos escritos dos apóstolos, que mostram quando tradições desse tipo sobre cerimônias devem ser opostas pelo ensino e pelo exemplo, ou seja, quando afirmam coisas que conflitam com a Palavra e o mandamento divino (cf. Mat. 15: 1-9) ou quando com cerimônias, que são em si mesmas coisas indiferentes, as noções de adoração, mérito e necessidade estão ligadas, mesmo que não ofendam. Aqui também pertence a queixa de Agostinho na Carta n º 119: "Religião, que a misericórdia de Deus queria deixar livre, com muito poucas e muito claras celebrações sacramentais, essas cerimônias oprimem com cargas escravas, de modo que a condição dos judeus é mais tolerável, que foram submetidos aos encargos da Lei, não às presunções humanas ”. 


Esta é a verdadeira maneira apostólica de julgar as tradições deste tipo. E é mais certo e útil do que discutir sobre coisas incertas, como, por exemplo, quais tradições foram proferidas por quais apóstolos, em que tempo, em que lugar, etc., sobre o qual nenhuma prova pode ser apresentada a partir das Escrituras.


Portanto, não rejeitamos e condenamos simplesmente todas as tradições desse tipo. Pois não desaprovamos o que Jerônimo escreve a Lucino, a saber, que as tradições da igreja, especialmente aquelas que não prejudicam a fé, devem ser observadas quando são transmitidas pelos anciãos. Também o que Agostinho diz: “tudo o que for ordenado que não impeça a fé ou a boa moral deve ser considerado algo indiferente e observado em benefício daqueles entre os quais se vive.” Quero que estas coisas sejam entendidas de acordo com as regras apostólicas, que, como já dissemos, são reunidas na Escritura. Pois também Agostinho, na Carta n º 119, diz que certos ritos devem ser reprimidos, embora não se possa encontrar facilmente de que maneira eles são contra a fé, ainda, porque eles sobrecarregam a igreja pelo seu número e pela presunção da necessidade, devem ser revogados. (Examination of the Council of Trent , Part I [Saint Louis: Concordia Publishing House, 1971], pp. 268-71)

As cerimônias da missa não são todas de um tipo. Algumas têm um mandato divino e exemplos das Escrituras que devem ser feitos na celebração da Ceia do Senhor, por serem essenciais, por exemplo, trazer o pão e o cálice à assembléia pública, abençoar, distribuir, comer e beber. proclama a morte do Senhor. Alguns, na verdade, não têm uma ordem expressa de Deus, que necessariamente devem ser feitos assim na celebração da Ceia do Senhor, todavia são em sua natureza bons e piedosos se forem usados ​​corretamente para edificação, tais como salmos, leituras da Escritura, orações piedosas e ações de graça, confissão do Credo, etc. Algumas são per se, supersticiosas e ímpias, por exemplo, o sacrifício da Missa pelos vivos e pelos mortos, a invocação dos santos, a satisfação pelas almas do purgatório, a missa privada, a consagração do sal, a bênção da água, etc. Algumas cerimônias, na verdade, são adiaphora, como vestimentas, vasos, ornamentos, palavras, ritos e coisas que não são contra a Palavra de Deus. Coisas que são do primeiro tipo devem necessariamente ser observadas, pois elas pertencem à substância da Ceia do Senhor. Das coisas que pertencem ao segundo e quarto tipo, muitas que contribuem para a edificação das pessoas são observadas em nossas igrejas sem infringir a liberdade cristã.
O terceiro tipo, no entanto, sendo supersticiosa e sem deus, foi merecidamente, com razão e necessariamente revogada e eliminada. ...
... os pais ... Na celebração da Ceia do Senhor ... observaram cerimônias que podem ajudar e explicar a proclamação da morte do Senhor, que foi feita por meio da pregação pública da Palavra; tais cerimônias, junto com a Palavra, ensinariam aos homens algo útil sobre a doutrina e uso do sacramento e os incitariam a dar atenção mais atenta à doutrina da Palavra e às coisas que pertencem à substância da Ceia do Senhor. Tais cerimônias eram observadas na liberdade cristã, pois não eram iguais e semelhantes em todos os lugares, nem forçavam os outros à observação de suas cerimônias. Nós alegremente aprovamos e observamos bons e úteis ritos em tal liberdade. 

Mas os papistas acumularam as cerimônias dos antigos, misturando muitos rituais inúteis, tolos e supersticiosos, com o resultado de que a doutrina e o verdadeiro uso da Ceia do Senhor começaram, pouco a pouco, a ser obscurecidos e oprimidos pela numerosidade desses ritos, até que finalmente a ação da Ceia do Senhor foi transformada no que é claramente uma coisa de outro tipo - um sacrifício. ( Examination of the Council of Trent , Part II, pp. 524-26)

Pois na administração dos sacramentos distinguimos entre as cerimônias, e ensinamos que uma distinção deve ser feita. Pois em primeiro lugar há certos ritos que são ordenados na instituição e, portanto, são necessários e essenciais na administração dos sacramentos. Afirmamos que neles nada deve ser omitido, alterado ou revogado. 


Segundo, há certas coisas na administração dos sacramentos que têm testemunhos e exemplos nas Escrituras, pois lemos nas Escrituras o que a primeira igreja apostólica observou na administração dos sacramentos, por exemplo, explicações da doutrina dos sacramentos, exortações. , orações, agradecimentos, etc. Estas coisas também nós observamos e ensinamos que deveriam ser diligentemente observadas - no entanto, de tal maneira que se conformam à doutrina dos sacramentos como é transmitida nas Escrituras, pois os sacramentos não são espetáculos mudos ou ociosos, mas foram instituídos para fortalecer a fé e expor a promessa da Palavra mais claramente. 


Terceiro, há certos outros ritos que não possuem nem o mandamento nem o testemunho das Escrituras, mas foram acrescentados pelos clérigos. E julgo que nem todos devem ser rejeitados ou condenados em geral, mas aqueles que consistem em palavras e interrogações que concordam com as Escrituras e que lembram e explicam algo sobre a doutrina dos sacramentos podem ser mantidos livremente, como entre nós, o exorcismo, a renúncia, a confissão de fé, etc., são mantidos na administração do Batismo. No entanto, nas coisas que consistem em cerimônias ou gestos, essa liberdade que a Escritura dá deve ser preservada e que a verdadeira igreja sempre usou em tradições humanas desse tipo, a saber, que essas coisas podem ser retidas e usadas sem nenhuma mistura de impiedade e superstição. Da mesma forma, tais como não têm jogos ociosos, mas servem boa ordem ou decoro na igreja, ou podem promover a edificação do povo por admoestação útil e piedosa. Finalmente, como ilustrar as coisas que pertencem à essência dos sacramentos, mas não escondem ou obscurecem, nem as transformam em uma ação que é claramente diferente, como acontece no sacrifício da Missa. No entanto, no caso daquelas cerimônias eclesiásticas sobre as quais ensinamos que podem ser retidas, que seja observado o que dissemos acima, a saber, que estas devem ser distinguidas por uma clara distinção daquelas que têm uma ordem ou um testemunho das Escrituras, para que não sejam feito igual de qualquer maneira, muito menos ser preferida a elas. Que nenhuma eficácia espiritual seja atribuída a essas coisas sem uma promessa divina, nem que as coisas que são peculiares aos sacramentos sejam transferidas para tais cerimônias, no todo ou em parte. Também não se deve pensar que tais cerimônias pertençam à integridade e genuinidade dos sacramentos, muito menos que sejam necessárias para isso, mas devem ser consideradas como ritos indiferentes que, se deixam de ser úteis para a edificação e se degeneram de seu propósito salutar e uso em superstição e abuso, deve ser corrigido ou mudado ou, após o exemplo da serpente de bronze, ser revogado e totalmente retirado. Esses ritos que também são retidos devem permanecer o que de fato são - cerimônias indiferentes, a fim de que não se tornem ciladas de consciência, mas sejam livremente observados sem qualquer idéia de que sejam necessários, de modo que, salvo ofensa, possam ser omitidos ou mudado ou anulado pela direção e consentimento da igreja. Por isso não deve ser permitido em particular ao capricho de ninguém. No entanto, se isso for feito legalmente, é útil mostrar a liberdade no caso de adiaphora deste tipo, mas de tal forma que todas as coisas são feitas ordenadamente, decentemente e para edificação, de acordo com a regra de Paulo. Igualmente, as igrejas não devem ser condenadas por causa de diferenças de ritos desse tipo ou se, omitindo-as ou mudando-as, elas usam sua liberdade de acordo com a referida regra de Paulo. ( Examination of the Council of Trent , Part II, pp. 116-17)


**********************************

Publicado originalmente em: http://www.angelfire.com/ny4/djw/lutherantheology.chemnitzrites.html
Tradução parcial: Apostolado SJEP

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.