julho 11, 2019

Lutero, Paulo e o Terceiro uso da Lei


por Rev. Fr. Benjamin Ball

Pastor Mark Surburg ofereceu uma adição muito útil para a discussão em curso sobre a pregação da lei. Apareceu pela primeira vez em Lodge: A Journal of Lutheran Theology 27 (2018): 15-25.

Aqui está a conclusão

Lutero vê a vida cristã como sendo atraída para Cristo e depois para o próximo. Para Lutero, a obra salvadora de Jesus Cristo por nós vem em primeiro lugar. No entanto, isso nunca pode ser separado do amor que a vida de fé agora dá ao próximo em serviço. De fato, Lutero pode até definir que o evangelho inclui ambos:

O outro mistério ou ensino é que na igreja não se deve pregar mais do que o Evangelho. Agora o Evangelho não ensina nada mais do que as duas coisas anteriores: Cristo e seu exemplo; e dois tipos de boas obras, uma que pertence a Cristo pela qual somos salvos através da fé, a outra que nos pertence e através da qual o nosso próximo recebe ajuda. Quem ensina algo diferente do Evangelho, desvia as pessoas; e quem não ensina o Evangelho segundo estas duas partes, engana as pessoas e é pior do que aquele que não ensina o Evangelho porque ele profana e engana com a Palavra de Deus, como São Paulo se queixa de alguns. [2 Cor. 2:17]. LW 75: 218

Lutero fala assim em seus sermões porque Paulo (junto com Jesus Cristo e o Novo Testamento como um todo) fala dessa maneira. O pregador de hoje não pode controlar como o Espírito usará a lei. Quando se trata do desdobramento da exortação à vida cristã, devemos reconhecer que Paulo não pôde controlar como o Espírito usava a lei. E, no entanto, Paulo exortou, admoestou e ensinou os cristãos sobre como viver. Ao fazê-lo, ele fornece o padrão apostólico que devemos seguir. Por causa da inspiração das Escrituras, o padrão apostólico de exortação e admoestação discutido pela Fórmula da Concórdia VI em relação ao terceiro uso da lei é, de fato, um modelo e um padrão chave fornecido pelo Espírito para se dirigir aos cristãos. . Paulo falou dessa maneira. Lutero falou dessa maneira. Os pastores luteranos de hoje também precisam falar dessa maneira.

Leia o texto do Rev. Mark Surburg para sua edificação.

***

Publicado originalmente em <https://www.gottesdienst.org/gottesblog/2019/7/10/speaking-like-paul-and-luther> sob o Título "Speaking Like Paul and Luther". Traduzido e editado por Sem. Denício Godoy

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do autor do blog. Reservo-me o direito de excluir qualquer comentário que julgar inoportuno.